logo

Coreografia de São Caetano do Sul, SP, é a campeã do 3º JOCAVI de 2022

A equipe medalha de ouro do JOCAVI 2022, o Grupo de Dança Coreografada de São Caetano do Sul, coreografada pelo Prof.º Homero Lopes. Foto: jornal3idade.com.br

A cidade de São Caetano do Sul, distante 15 km da capital em São Paulo, é a campeã na modalidade Coreografia, do 3º JOCAVI-Jogos Campeões da Vida 2022, que começaram na última segunda-feira, 8 de agosto, no ginásio de esportes do Baetão, com competições previstas até o dia 19/8. 

A equipe medalha de ouro, o Grupo de Dança Coreografada de São Caetano do Sul, tem o trabalho artístico do Prof.º Homero Lopes e conta com as seguintes participantes: Isamara Marcondes Poliche; Wilma Nóbrega; Adriana Madureira; Marinez Zampini; Goreti Rossi; Edna Kawaguchi; Rosely Savazzi; Yasuko Pfeiffer; Roseli Baratela Dias; Oraceli Dameto; Cleide Abate; Maria Aparecida Almeida Santos e Maria de Fátima Vieira.

São Caetano disputou a Coreografia, logo após a cerimônia de abertura, com outras 8 cidades participantes: Jaguariúna (campeã estadual do JOMI 2022), Barueri, Osasco, Sorocaba, São Bernardo do Campo (3º lugar no JOCAVI 2022 e Campeã da etapa do JOMI na Praia Grande), São Paulo, Atibaia e Santo André (2º lugar no JOCAVI).

 

A abertura do JOCAVI 2022 teve ainda a simbologia do acendimento da pira olímpica, que neste ano foi feita por Miguel Guarinon e Maria da Graças, duas pessoas com atuações históricas nos esportes para a terceira idade de São Bernardo do Campo.

Miguel Guarinon foi professor da Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo por quase 40 anos. Em 2006 começou o Projeto VITALidade que se tornou programa e hoje atende pelo nome de Campeões da Vida

Maria da Graça começou a atuar como psicóloga na prefeitura em 1985 e foi pioneira no trabalho com a terceira idade na cidade. Foi ela que coordenou a primeira delegação de São Bernardo do Campo, na primeira edição do JORI- Jogos Regionais dos Idosos. Coordenou o CRI-Centro Referência do Idoso por vários anos e atuou por 15 anos na Secretaria de Esportes. Atualmente é conselheira do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

JOCAVI

Os JOCAVI- Jogos Campeões da Vida são promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes. Deixaram de ser realizados nos dois últimos anos devido às restrições da pandemia da COVID-19.

Nesta terceira edição de 2022, competem 18 modalidades em todo o torneio: Coreografia, Buraco, Peteca, Bocha, Rummikub, Voleibol simplificado ( Feminino e Masculino), Damas, Xadrez, Atletismo (Corrida e Arremesso de peso), Badminton, Natação, Tênis de Campo, Dominó, Truco, Malha, Tênis de Mesa, Tranca e Dança de Salão.

 

Segunda parte da apresentação da coreografia de São caetano do Sul, na abertura do 3º JOCAVI. Foto: jornal3idade.com.br