logo

Os Jogos Municipais da Pessoa Idosa de São Paulo estão com as inscrições abertas

A cidade de São Paulo começa hoje, 12 de abril, a definir a sua participação na 3ª etapa do JOMI 2022- Jogos Estaduais da Melhor Idade,  marcada para ser realizada de 17 a 22 de maio, na Praia Grande, no Litoral Sul de SP.

Até a próxima segunda-feira, 18 de abril, às pessoas interessadas em participar dos JOMI Paulistano- Jogos Municipais da Pessoa Idosa de São Paulo podem se inscrever através do site Joga SP , um espaço recém criado pela Secretaria Municipal de Esportes para postar campeonatos, projetos e ações esportivas da capital.

Das 14 modalidades de competição no JOMI Estadual 2022, a capital vai participar em 13 delas:Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de salão, Dominó, Natação, Tênis, Tênis de mesa, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez. Somente a competição na modalidade Malha ficou de fora.

Segundo o Regulamento do JOMI Paulistano, para participar é preciso ser pessoa idosa (60 anos ou mais, completos até a data de inscrição) praticante de atividades esportivas no município de São Paulo, sem que seja necessário estar ligado a uma entidade. Pode se inscrever individualmente.

O atestado médico será obrigatório para a participação no JOMI, bem como a comprovação das quatro doses da vacina contra a Covid-19.

Embora no Art. 5º esteja escrito que a Coordenação dos Jogos Municipais do Idoso não se responsabilizará por acidentes ocorridos com atletas antes, durante ou após a competição, cabendo à entidade as providências quanto às condições físico/clínica do atleta para a prática esportiva, inclusive de atestado médico, os organizadores já garantiram que haverá uma ambulância no local, durante todo o torneio para o caso de emergências.

Realizar o JOMI 2022 está sendo um desafio em vários sentidos: no de conseguir fazer efetivamente os Jogos, que demandou bastante esforço da nossa equipe e também o de receber as pessoas idosas que depois de dois anos sedentárias por necessidade da quarentena da pandemia da Covid-19 estão ansiosas pelos torneios. Será muito importante termos um número expressivo de idosos, tanto como atletas, como na torcida. Esporte e atividade física devem estar em todas as discussões de políticas públicas para as pessoas idosas, entre Secretarias e de forma multidisciplinar, disse a coordenadora do JOMI Paulistano, a professora de Educação Física, Dineia Cardoso.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Leia também:

Reportagens da 3ª etapa do JOMI 2022 na Praia Grande

Calendário de todas as etapas