logo

No Dia Mundial do Diabetes a ADJ Brasil debate como portadores podem viver bem com ela

Com várias atividades, de diferentes instituições, hoje, 14 de novembro é o Dia Mundial do combate ao Diabetes, para promover a conscientização e prevenção da doença.

Segundo o 9º Atlas de Diabetes, produzido pela IDF (Federação Internacional de Diabetes) em 2019, o Brasil detém 17 milhões de adultos com diabetes. Este mesmo estudo mostrou que 7,7 milhões de brasileiros adultos têm diabetes, mas não sabem. Estes dados são muito alarmantes tendo em vista que quem é acometido pela doença precisa controlá-la ao longo da vida para evitar as consequências da falta de acompanhamento, como perda da visão, problemas renais e amputações.

A ADJ Brasil promove, durante todo o dia, várias lives para abordar os tratamentos e o comportamento das pessoas que são portadoras, que podem ter uma vida normal, se levarem as sério as recomendações dos especialistas.

O que é Diabetes?

O Diabetes Mellitus  é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo

Tipos de Diabetes

Existem dois tipos de diabetes: o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2. Apesar do nome, são doenças diferentes, que possuem duas coisas em comum: a deficiência na produção da insulina e o excesso de açúcar no sangue.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente.

No diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina, ainda que insuficiente, mas ela não pode ser plenamente metabolizada pelo organismo em decorrência da resistência à insulina que ocorre nos órgãos e músculos.