Pastoral da Pessoa Idosa de Stº Amaro, em S. Paulo, fez seu 3º Encontro

Pastoral de Santo AmaroCom a presença de 60 pessoas, líderes e coordenadores dos trabalhos que atendem idosos na Região, aconteceu no sábado 6 de setembro de 2014, na sede da Cúria Diocesana de Santo Amaro o 3º Encontro da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Santo Amaro.
O evento que anualmente busca reunir os líderes para uma capacitação com palestras de profissionais de diferentes áreas, em 2014 também teve o objetivo de comemorar os 10 anos de fundação da Pastoral da Pessoa Idosa, que está sendo celebrada em todo o país.
Capitaneado por Maria Helena Garcia Nogueira, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Região de Santo Amaro, que fica na Zona Sul da capital, o encontro contou com a presença da coordenadora geral de pastorais da Diocese de Santo Amaro, Carla Cassocia e da sua vice Viviene Cardoso.
O Padre Gerson Rodrigues Da C. Júnior, da Paróquia São João Maria Vianney, no bairro Varginha, que lembrou a mensagem do Papa Francisco que destaca que a vida de cada ancião é como uma biblioteca que reúne histórias e vivências da sua comunidade e que por isso deve ser referência para todas as gerações. O Padre Charles Aparecido Barbosa, da Paróquia Santa Amélia e São Francisco, de Pedreira, falou da importância do trabalho do idoso na perspectiva da família, pois quando a pessoa idosa se torna frágil é a família que deve estar preparada para o seu acolhimento e cuidado. O Padre Lesley Cavalieri, da Paróquia Bom Jesus, que foi o celebrante da missa do encontro saudou o trabalho das líderes.
Foram palestrantes: a dentista Cláudia Renata Torres que fez sua palestra sobre a importância do cuidado com a saúde bucal na prevenção de doenças e distribuiu como brinde escovas e pastas de dente; a advogada e filósofa Márcia Pituba que destacou o papel do idoso na família como preservação dos costumes e apresentou um vídeo do Padre Fábio Melo falando sobre o tempo dos idosos. A psicopedagoga e historiadora Sandra Regina Cortellini abordou aspectos legais, os direitos e deveres dos idosos.
A Região de Santo Amaro tem uma população atual estimada em 120 mil habitantes e cerca de 35 mil idosos. A Pastoral da Pessoa Idosa atende pouco mais de 500 idosos e conta com 120 líderes capacitados para fazer as visitas mensais. Estiveram presentes líderes que trabalham na abrangência de 12 paróquias: São Vicente, Santa Cruz, Santa Bárbara, São Cristóvão, São Jorge, São João e Maria, D. Bosco, Santa Inês, Nossa Senhora da Consolação, São José Operário, São Francisco de Assis e São João Batista.
Para Maria Helena, coordenadora da Pastoral, o evento foi um desafio duplo, pois além de todas tarefas naturais da necessidade de um evento desse porte, também teve que vencer problemas pessoais de saúde. “Minha fé e a vontade de dar continuidade ao trabalho com os idosos fizeram com que eu conseguisse reunir vários colaboradores e estar aqui”, disse.

 

Clique na imagem abaixo para ler a matéria estendida:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*