Seção Paraense da OAB realiza Semana do Idoso em Belém até dia 30/9

oab-paraA Seção Paraense da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil está realizando desde ontem, 26 de setembro, a Semana de Homenagem aos Idosos, em celebração ao Dia Internacional do Idoso.

Foram organizados três encontros, com palestras, debates e apresentações artísticas.

A coordenação do evento é da Dra. Leticia Bitar, presidente da Comissão do Idoso da OAB-PA que conversou com o Jornal da 3ª Idade sobre as atividades da entidade no seu Estado.

Jornal da 3ª Idade-  A gerontóloga Walquiria Alves, que acaba de ser empossada presidente do Conselho Estadual do Idoso do Pará, que também será palestrante no evento que a senhora organizou, disse que a violência contra a pessoa idosa é hoje a maior demanda dos cidadãos mais velhos do Pará. O que a Comissão do Idoso da OAB vem fazendo a favor dessa questão?

Dra. Leticia Bitar– A Comissão tem atuado no sentido de esclarecer a Pessoa idosa que toda ação ou omissão contrária aos direitos assegurados na Lei n.10.741/2003 são violações aos seus direitos, e que a informação é a melhor arma para combater a violência.

Jornal da 3ª Idade-  A Comissão da Pessoa Idosa da OAB do Pará consegue atuar junto aos 39 conselhos municipais de idosos do Estado?

Dra. Leticia Bitar– A Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB – Pa, está presente nas 24 Subseções da OAB, recebemos demandas de diversos municípios, além de que representamos a OAB, no Conselho Municipal e Estadual da Pessoa Idosa.

Jornal da 3ª Idade– A senhora trabalha há muito tempo com a questão do envelhecimento?

Dra. Leticia Bitar– Começamos esse trabalho à frente da Comissão em 2013. Nosso trabalho consiste na articulação dos órgãos e entidades legitimadas no Estatuto à proteção e defesa da pessoa idosa na sua integralidade.