Vila Dignidade estadual de moradia para idosos faz balanço amanhã 21/10

vila-dignidadeO Programa Vila Dignidade que o governo estadual desenvolve em 17 municípios, dentro do Programa São Paulo Amigo do Idoso, atendendo 356 idosos independentes e em situação de vulnerabilidade vai apresentar manhã um balanço das suas atividades.

Desde a criação em 2009, o projeto visa a construção de equipamentos públicos para oferta de moradia assistida e gratuita para idosos em pequenas vilas, com áreas de convivência social, acompanhamento social permanente e integração da rede de serviços do município onde está implantado.

O secretário estadual do Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, defende os R$ 32 milhões investidos com a criação do Vila Dignidade, dizendo que dessa forma o governo garante moradia digna e a proteção social aos idosos, que em sua grande maioria, apresentam vínculos familiares fragilizados.

No encontro, diretores e técnicos das Diretorias Regionais de Assistência Social (DRADS) irão avaliar o diagnóstico e discutir o aprimoramento da gestão do Programa Vila Dignidade junto com a CDHU.

A especialista em políticas públicas para idosos da Seds, Elaine Moura, reforça a necessidade do debate entre os gestores para aprimorar o serviço de república, esta nova modalidade de atendimento aos idosos. “A proposta da Vila é promover a autonomia e evitar o isolamento dos idosos, por meio da convivência em uma moradia assistida”, disse Elaine.

Para a secretária executiva do Programa SP Amigo do Idoso, Marly Cortez, essa é uma das experiências mais exitosas focadas totalmente no bem-estar e na dignidade da pessoa idosa.

O encontro de alinhamento técnico compõe a programação do mês de Conscientização dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa é da Coordenadoria de Ação Social (CAS) e da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp).

Neste primeiro encontro participam as Drads da Capital, Guarulhos, Grande SP Leste, Grande SP Oeste, ABC, Campinas, Piracicaba, Vale do Ribeira, Baixada, Mogiana, Vale do Paraíba, Sorocaba e Ribeirão Preto.

Municípios com Vilas

São 17 Vilas em fucionamento: Avaré, Botucatu, Caraguatatuba, Itapetininga, Itapeva, Ituverava, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Tupã, Araraquara, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto.

Data: 21/10
Local: EFAP – Rua João Ramalho, 1546 – Perdizes – São Paulo

Hórario: 09:00 – 13:00h