logo

Entrevista com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima, Marcele Castro

A enfermeira Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima, é a quinta entrevistada da série que o Jornal da 3ª Idade está fazendo com todos os presidentes de conselhos que defendem as pessoas idosas, na Região Norte do Brasil.

Jovem de 41 anos, entusiasmada com a sua profissão, casada com Brian Castro e mãe de Brian Anthony, ela é a coordenadora  da Telessaúde Estadual, na Coordenadoria Geral de Atenção Básica de Roraima e está atuando com idosos há 3 anos.

Na gestão atual do CEDDIR, cuja presidência era da sociedade civil, ela estava como vice-presidente governamental, mas assumiu a direção após o advogado Marcos, pedir demissão das funções. Como nenhum conselheiro da sociedade civil quis ficar na presidência, então a representação governamental assumiu.

Jornal da 3ª Idade – Qual a situação do Conselho Estadual, no momento? 

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima– A maioria dos conselheiros da sociedade civil é de pessoas idosas. O Conselho é paritário, formado por 12 conselheiros, mas nessa gestão não conseguimos mantê-lo em número igual o tempo todo. Os conselheiros governamentais são bastante atuantes, mas temos dificuldades com a sociedade civil. A Diocese é a entidade mais participativa, com capacidade de mobilização.

Jornal da 3ª Idade – Qual a principal demanda que chega da população? O que mais preocupa o CEDDIR?

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima Nossa maior demanda são as denúncias de violência financeira. São muitas em todo o Estado. Encaminhamos para a Secretaria, que passa a fazer o acompanhamento, visitas e nos devolve um relatório.

Jornal da 3ª Idade – O Estado tem Delegacia do Idoso? É atuante?

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima– Sim, estamos mantendo um bom relacionamento. Quando comecei a atuar no Conselho me senti perdida, porque faltava uma comunicação maior entre as entidades. Sugeri visitar os vários orgãos que atuam com idosos e isso tem surtido efeito. Os conselheiros passaram a entender mais dos vários serviços que existem à disposição.

Jornal da 3ª Idade – Quantos conselhos municipais existem no Estado? 

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima–  Roraima tem 15 municípios e em 12 deles existe o conselho criado. No entanto, em muitos não existe uma atividade efetiva do CMI local, mas ações voltadas para idosos. Principalmente a Secretaria de Saúde mantém palestras motivacionais e atividades físicas. Como no Conselho Estadual elaborei uma forma de visitas de monitoramento, vamos poder ajudar mais de perto. Criei um formulário de monitoramento, apresentei ao Conselho Estadual e ele vem sendo ajustado para melhor conhecermos as demandas dos municípios.

Jornal da 3ª Idade A sua experiência na Saúde está ajudando a profissionalizar a atuação do CEDDIR?

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima– Quando eu cheguei do Conselho percebi que o CEDDIR estava fragilizado em termos de dados, relatórios, que são as ferramentas que precisamos para monitorar as situações. Trabalho na Secretaria da Saúde e tudo que fazemos parte de monitoramento e planejamento.

Jornal da 3ª Idade – Roraima tem o seu Fundo Estadual do Idoso?

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima–  Temos a lei para a efetivação ainda está em processo.

Jornal da 3ª Idade – Dos 12 municípios com CMI algum tem o Fundo?

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima–  Somente o da cidade de Boa Vista, que é a nossa capital. Também estão em processo, ainda sem efetivação.

Jornal da 3ª Idade – A qual Secretaria Estadual o CEDDIR está vinculado?

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima–  Todo o apoio financeiro que precisamos para viagens e trabalhos vem da SETABRES- Secretaria Municipal Trabalho e Desenvolvimento Social.

Jornal da 3ª Idade – Qual a maior dificuldade na atuação do Conselho Estadual?

Enf.ª Marcela Castro, presidente do CEDDIR-RR- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Roraima–  A questão das viagens, o atendimento presencial nos municípios. Os conselheiros governamentais têm horários e vínculos com seu trabalho e quase sempre enfrentam dificuldades para se ausentar e poder viajar. Os conselheiros da sociedade civil colaboram muito com ideias e debates, mas não tem disponibilidade de viajar.