Paróquia da Achiropita, SP, começou a implantar a Pastoral da Pessoa Idosa

1ª capacitação na Paróquia da Achiropita em 25 de março de 2017A implantação da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, na Rua 13 de Maio, no bairro do Bixiga, em São Paulo, que vinha sendo preparada com reuniões e encontros de sensibilização, começou efetivamente no último sábado, dia 25 de março.

Foi um dia inteiro dedicado para a capacitação de 20 pessoas interessadas no acompanhamento dos idosos do entorno da Paróquia, que fica num dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo.

Com encerramento feito com a presença do Padre Antônio Sagrado Bogaz responsável pela Paróquia e seu auxiliar Padre Aparecido do Nascimento a primeira capacitação definiu que Maria Lucia Conte Takahashi será a coordenadora da PPI da Achiropita.

Bairro do Bixiga

Nice, da Paróquia São João Clímaco, uma das coordenadoras da capacitação entregando símbolo da PPI para Maria Lucia Conte Takahashi, que  será a coordenadora na achiropita.
Nice, da Paróquia São João Clímaco, uma das coordenadoras da capacitação entregando símbolo da PPI para Maria Lucia Conte Takahashi, que será a coordenadora na achiropita.

O bairro Bixiga oficialmente não existe, embora sua nomenclatura apareça na história da cidade desde o começo do Século 20, quando se tornou reduto da colônia italiana em especial os provenientes da região da Calábria. Ele está inserido no Distrito da Bela Vista, um dos oito distritos da Região Sé e segundo a Fundação Seade tem mais de 13 mil idosos moradores.

A 1ª PPI da Região Sé

A capacitação do último sábado tem ainda um significado mais especial, pois com ela começa a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa na Região Central de São Paulo, com 59 paróquias, algumas delas entre as mais tradicionais da cidade.

 

Festa de Nossa Senhora Achiropita

Uma das mais tradicionais festas italianas do Brasil, a Festa de Nossa Senhora Achiropita é realizada todo ano em agosto, com a participação de quase 1 mil voluntários. A renda é revertida para a continuidade dos projetos mantidos pela comunidade: A Casa Dom Orione, o Espaço Social no cuidado com os homens e mulheres em situação de rua, a Casa São José na assistência à melhor idade, a Casa de Acolhida Rainha da Paz, na recuperação de dependentes químicos e o Movimento de alfabetização de adultos.

outras matérias da PPI