Paróquia de Santa Cecília, SP, apresentará Pastoral da Pessoa Idosa na missa 23/4

A coordenadora paroquial da Paróquia São João Clímaco, do Ipiranga, Eunice Lopes Alves, a a coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho e o Cônego Alfredo Nascimento Lima, na reunião de 30 de março de 2017 que marcou o início da PPI na Paróquia Santa Cecília. Foto: jornal3idade.com.br
A coordenadora paroquial da Paróquia São João Clímaco, do Ipiranga, Eunice Lopes Alves, a coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho e o Cônego Alfredo Nascimento Lima, na reunião de 30 de março de 2017 que marcou o início da PPI na Paróquia Santa Cecília. Foto: jornal3idade.com.br

A Matriz Paroquial Santa Cecília, como é denominada oficialmente junto a Arquidiocese de São Paulo, a popular Igreja de Santa Cecília, será a segunda paróquia entre as 59 existentes na Região Sé, da Capital de São Paulo, a implantar a PPI- Pastoral da Pessoa Idosa.

Na manhã de hoje, numa reunião com o pároco responsável Cônego Alfredo Nascimento Lima, a coordenadora da PPI na Arquidiocese de São Paulo, Conceição Aparecida de Carvalho, a coordenadora paroquial da Paróquia São João Clímaco, do Ipiranga, Eunice Lopes Alves e a jornalista Herminia Brandão, foi dado o primeiro passo para a efetivação do trabalho.

Ficou acertada a presença de coordenadores da PPI na missa das 10 horas, do domingo 23 de abril, a que é mais frequentada pelos idosos, para que os objetivos da Pastoral da Pessoa Idosa sejam apresentados e se possa começar a convidar a comunidade local para participar para a primeira reunião de escolha de líderes locais.

O Pároco

O paranaense, natural da cidade de Campo Mourão, Cônego Alfredo Nascimento Lima é um dos mais respeitados padres da Arquidiocese de São Paulo, pelo árduo trabalho que faz há 30 anos em Santa Cecília, principalmente junto à População de Rua. Ele se mostrou entusiasmado com a implantação da PPI lembrou que existem muitos idosos morando sozinhos no entorno da igreja.

O Padre Alfredo Nascimento Lima foi quem restaurou toda a Igreja, criou mais horários de missas e passou a atender diariamente os fiéis, mudando há décadas a relação da igreja com a comunidade.

 Paróquia de Santa Cecília

Em 22 de novembro comemora-se o Dia de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos.

Fundada em 1895, no mesmo lugar onde havia sido construída uma capela em abril de 1861. A igreja de Santa Cecília deve o seu atual edifício, ao Pe. Paulo Pedroso que chamou Benedito Calixto e Oscar Pereira da Silva para pintar os murais e as telas, adquiriu o órgão e resguardou um dos sinos da antiga Igreja da Sé que tocou nas festividades da Independência do Brasil. Em 1947 veio o Pe. Lino dos Santos Brito que ficou até 1988, quando o atual Pe. Alfredo Nascimento Lima começou a trabalhar.

Bairro de Santa Cecília

O bairro de Santa Cecília é um dos oito distritos pertencentes a Região Sé, da cidade de São Paulo. Segundo a Fundação Seade tem uma população estimada para 1º de julho de 2017 em 87. 470 pessoas, sendo delas 17.282 moradores com 60 anos ou mais. Mais de um terço de todos os idosos têm mais de 75 anos.

Outras matérias da PPI