1ª Festa Junina Paulistana da 3ª Idade, com tendas no Centro, em junho

Reunião de membros da Comissão da Feira da Cidadania com o coordenador da Coordenadoria do Idoso, da Prefeitura de São Paulo, na manhã de 19 de abril de 2017. Foto: jornal3idade.com.br
Reunião de membros da Comissão da Feira da Cidadania com o coordenador da Coordenadoria do Idoso, da Prefeitura de São Paulo, na manhã de 19 de abril de 2017. Foto: jornal3idade.com.br

O Fórum Permanente de Políticas Públicas Para Pessoas Idosas da Região Centro de São Paulo e a Coordenadoria do Idoso, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, vão realizar no próximo mês de junho a “1ª Festa Junina da Terceira Idade, na Feira da Cidadania da Pessoa Idosa”.

A datas já sugeridas na reunião realizada na manhã de hoje, com representantes dos dois trabalhos voltados para os idosos, ainda não pode ser divulgada, pois precisa ser oficializada pelos órgãos competentes da Prefeitura, mas o Coordenador do Idoso da Prefeitura de São Paulo, Alexandre Ramos, já garantiu que ela será realizada.

A notícia vai confortar as dezenas de idosos que trabalham produzindo peças e que estavam agoniados esperando uma decisão das datas da Feira para vender seus produtos e ter uma complementação de renda.

A Feira da Cidadania da Pessoa Idosa teve seis edições em 2016, com barracas vendendo artesanato produzidos por idosos, que participam de oficinas promovidas pelos serviços conveniados com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em 13 de janeiro, logo após a posse do novo Prefeito Regional da Sé, a nova gestão municipal recebeu as datas do calendário aprovado pelo Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Região Centro de São Paulo, mas até hoje estavam existindo dificuldades em avançar nos entendimentos em relação as datas, local e apoio de infraestrutura, como era oferecido pela gestão anterior. O Fórum, apesar de fazer as suas reuniões mensais no auditório da Prefeitura Regional da Sé, até hoje não recebeu a visita do Prefeito Regional, Eduardo Odloak.

Diante das dificuldades, o Fórum recorreu a Defensoria Pública de São Paulo para ajudar a fazer um projeto que possa ser apresentado as autoridades municipais, para que a Feira da Cidadania entre oficialmente no calendário de eventos da cidade, com todo o apoio logístico necessário. O Projeto ainda está sendo finalizado, mas uma carta também foi feita em conjunto com a Defensoria.

O Coordenador do Idoso recebeu na manhã de hoje um documento da Defensoria Pública de São Paulo, assinado pela Comissão Organizadora da Feira da Cidadania, solicitando que ele possa oficializar as solicitações dos idosos.

Assim a reunião de hoje de manhã foi bastante proveitosa pois seus resultados somam com as solicitações que vinham sendo requeridas.

A Feira da Cidadania da Pessoa Idosa volta a acontecer ainda semestre, no Centro de São Paulo. Ela vai ajudar na geração de renda de dezenas de idosos artesãos e vai oferecer para a cidade de São Paulo a oportunidade de conhecer um trabalho sério feito em favor dos cidadãos mais velhos da cidade, que estão em situação financeira precária.

“ Os idosos criaram uma grande expectativa em relação a essa Feira porque as vendas que fazem ajudam a comprar remédios e a pagar contas atrasadas. Muitos idosos já investiram dinheiro na compra do material, pois achavam que as feiras retomariam em março, como tínhamos planejado no final de 2016. Eles vão ficar contentes em saber que em junho a Feira retoma ampliada”, disse Olga Quiroga, coordenadora do GARMIC- Grupo de Articulação para Moradia do Idoso na Capital. O GARMIC capacita idosos artesão para geração de renda e tem duas barracas na Feira.

“A Feira da Cidadania é importante para os idosos do Centro e vai ser para os idosos das demais regiões, pois vamos levá-la para várias regiões da cidade. O que eu quero é fazê-la melhor, com um bom planejamento e bastante divulgação para que todos fiquem sabendo”, disse o coordenador da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de São Paulo, Alexandre Ramos.

Matérias relacionadas a Feira da Cidadania