Médico fala sobre a requisitada cirurgia estética e reparadora no abdômen

Dr. Edson Prata Jr, médico cirurgião plástico em São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica .
Dr. Edson Prata Jr, médico cirurgião plástico em São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica .
Dr. Edson Prata Jr, médico cirurgião plástico em São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica .

Querer ter uma barriga lisa, sem flacidez, estrias e acúmulo de gordura é o desejo de quase todas as mulheres, em qualquer período da vida. A vontade aumenta depois dos 50 anos, mesmo naquelas que não tiveram filhos, pois quase todas ganham fraqueza muscular na região abdominal e nem sempre conseguem resolver com exercícios e dietas.

Fazer uma cirurgia plástica para essa correção vem sendo uma decisão cada vez mais pensada e por isso é importante entender como esse procedimento pode ser feito e, principalmente, sempre ter a preocupação de procurar um profissional regulamentado.

A abdominoplastia- cirurgia estética e reparadora no abdômen-  está sendo cada vez mais procurada pelas brasileiras, não só devido ao avanço da idade, mas também depois da gravidez ou após tratamento para acabar com o sobrepeso, num emagrecimento severo.

A abdominoplastia melhora o contorno do abdômen, remove os excessos de pele e gordura, além de corrigir a flacidez e reposicionar a musculatura da parede abdominal. Segundo os profissionais da área, essa cirurgia funciona para muitas pessoas além da estética, pois aumenta a autoestima e dá outro ânimo a sua vida amorosa.

Para esclarecer as principais dúvidas e os cuidados que a paciente deve ter antes de optar por essa cirurgia é interessante ler a entrevista com o cirurgião plástico, de São Paulo, Edson Prata Jr.

 Jornal da 3ª Idade– O que é abdominoplastia? Qual a diferença entre a abdominoplastia total e a mini abdominoplastia?

Dr. Edson Prata Jr– A abdominoplastia é uma cirurgia estética e reparadora, indicada para remoção do excesso de pele no abdômen ou correção da flacidez da musculatura abdominal. A mini abdominoplastia é uma cirurgia semelhante, porém com cicatrizes menores, indicada para flacidez leve e moderada, predominante na parte inferior do abdome.

Jornal da 3ª IdadeQual o tempo de duração de uma abdominoplastia?

Dr. Edson Prata Jr– Em média 3 horas.

Jornal da 3ª IdadeQuanto custa uma abdominoplastia?

Dr. Edson Prata Jr – Os valores dependem do hospital onde a cirurgia será realizada, do tipo de anestesia, e dos honorários da equipe.

Jornal da 3ª IdadeQual o tipo de anestesia utilizada?

Dr. Edson Prata Jr– Tenho preferência pela anestesia peridural e sedação, mas a cirurgia pode ser realizada com anestesia geral.

Jornal da 3ª Idade– Qual o tempo de internação após a cirurgia?

Dr. Edson Prata Jr -Entre 24 e 48 horas.

Jornal da 3ª IdadeA cicatriz de uma abdominoplastia é muito grande?

Dr. Edson Prata Jr– A cicatriz é maior do que o de uma cesárea, e depende muito da quantidade de pele excedente. Geralmente ocupa o abdômen inferior, mas pode ser coberta com um biquíni.

Jornal da 3ª Idade– É possível fazer a cirurgia estando acima do peso?

 Dr. Edson Prata Jr- Dependerá da avaliação do cirurgião. Geralmente em sobrepeso leve e estável, a cirurgia pode ser realizada. Em casos onde existe o “abdômen em avental”, a cirurgia pode ser realizada em caráter reparador, para melhorar a qualidade de vida da paciente.

Jornal da 3ª IdadeA sensibilidade do abdômen fica alterada após a realização da abdominoplastia?

Dr. Edson Prata Jr- Temporariamente, na região abaixo do umbigo. A sensibilidade pode ficar alterada por tempo variável, mas geralmente se reestabelece em um período abaixo de 6 meses.

Jornal da 3ª IdadeO pós-operatório é muito doloroso?

Dr. Edson Prata Jr- Na maioria dos casos a medicação prescrita é suficiente para um pós-operatório confortável. Existe uma variação individual para o limiar de dor, sendo que algumas pacientes necessitam de uma quantidade maior de analgésicos do que outras.

Jornal da 3ª IdadeExiste algum tipo de perigo ao realizar a cirurgia de abdominoplastia?

Dr. Edson Prata Jr- Se não houver nenhum fator de risco adicional associado, os riscos envolvidos são semelhantes ao de outras cirurgias. Geralmente são utilizados anticoagulantes e meias, para prevenir trombose e embolia pulmonar, além dos outros cuidados de rotina.

Jornal da 3ª IdadeDepois de quanto tempo voltarei às minhas atividades normais?

Dr. Edson Prata Jr– Em média 30 dias, para atividades rotineiras. Atividades que envolvem esforço podem ser liberadas em 60 a 90 dias, dependendo de cada caso.

Jornal da 3ª IdadeÉ necessário utilizar cinta modeladora após a cirurgia de abdominoplastia?

Dr. Edson Prata Jr– Sim

Jornal da 3ª IdadeEsse tipo de procedimento pode ser realizado em idosos?

Dr. Edson Prata Jr– Geralmente solicitamos os mesmos exames de rotina e a avaliação do cardiologista, porém se houver alguma comorbidade associada (outras doenças), poderá ser solicitado o parecer de outro médico. O mais importante é realizar a cirurgia com segurança, para evitar riscos desnecessários.

Jornal da 3ª Idade– Existe limite de idade?

Dr. Edson Prata Jr– Em casos onde existe a necessidade de uma cirurgia com um caráter reparador, o limite de idade apresenta um peso menor do que em uma cirurgia puramente estética. Vale o bom censo, após uma boa análise dos riscos e dos benefícios envolvidos. Cabe ao cirurgião determinar os limites, e indicar (ou contraindicar) uma cirurgia em pacientes com idade avançada.