Pastoral da Pessoa Idosa de Batatais atua com Clube das Mães e 12 líderes

PPI de Batatais, em SP

Na cidade de Batatais, no Interior de São Paulo, a PPI – Pastoral da Pessoa Idosa vem desenvolvendo um importante trabalho com os idosos locais.

A PPI batataense amplia sua atuação evoluindo em duas frentes: com o Clube das Mães Santa Cruz e o Grupo das Líderes da PPI.

O Clube das Mães Santa Cruz, que é coordenado por Maria Imaculada Prevital Andrade, existe desde maio de 1994 e acaba de comemorar 23 anos, com a participação de 35 idosas. Ele se reúne semanalmente no salão paroquial da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, que neste ano celebra 50 anos.

O Grupo da PPI, coordenado por Marta Regina Roque Pimenta Ricci, mantém as atividades das 12 líderes que realizam a visita domiciliar para 38 idosos da comunidade, em 6 duplas.

O público alvo dos dois trabalhos é o das pessoas idosas. Todas nós nos comprometemos aumentar o número de visitas durante este ano. Independente da visita acompanhada, procuramos assistir idosos que se encontram enfermos, e também asilos, casa de repouso, associações que cuidam da pessoa idosa, conta Marta Ricci, da PPI.

As reuniões tradicionalmente acontecem às quartas-feiras, no salão paroquial, nelas também são confeccionados trabalhos manuais, artesanatos, crochê, tricô, bordados, costura, pintura em tecidos e outros. Além de ser uma terapia ocupacional os resultados desses trabalhos são comercializados durante a Feira do Amor, realizada sempre no começo de maio- em 2017 foi a 33ª edição dela- envolvendo todas as entidades sociais da cidade.

Na Semana do Idoso, no final de setembro, o grupo faz na paróquia a Feira da Primavera.

Em Batatais sempre tivemos apoio dos nossos párocos. Promovemos binguinhos, feiras, tarde do chá, passeios, palestras (temas diversos) e trabalhamos a espiritualidade da pessoa idosa.  O grupo é responsável por organizar a missa do segundo sábado de cada mês. Comemoramos os aniversários de dois em dois meses assim como principais datas (dias da mulher, páscoa, dia das mães, dia do idoso, natal). Por ocasião do natal, todas as líderes foram juntas visitar os idosos que recebem a visita domiciliar e entregar uma lembrancinha. Foi uma experiência maravilhosa. Realizamos anualmente a campanha de arrecadação de fraldas geriátricas para doarmos aos idosos que necessitam em na comunidade e também nos asilos, concluiu a coordenadora da PPI de Batatais.

O Pe. Reni Bresolin é o pároco atual que incentiva as ações da Pastoral da Pessoa Idosa.