Pastoral da Pessoa Idosa faz hoje debate sobre Violência Contra os Idosos

Logotipo oficial da PPI.

Logotipo oficial da PPI.

A PPI-Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo que tem centenas de líderes fazendo visitas domiciliares para, idosos nos mais diferentes bairros da cidade, tem feito um esforço de levar aos seus voluntários e coordenadores paroquiais debates qualificados para capacitá-los a fazer melhor o que consideram a sua missão primordial “ajudar a restabelecer as relações familiares”.

Hoje a partir das 14 horas, no auditório das Livrarias Paulinas, na Vila Mariana, será realizado mais um encontro desses, com coordenadoras diocesanas, líderes e idosos debatendo o tema da violência contra os idosos.

O Promotor de Justiça de Direitos Humanos da Capital – Área do Idoso, Délton Esteves Pastore e a presidente da Comissão Especial Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Adriana Maria de Fávari Viel, com mediação de Conceição Aparecida de Carvalho, coordenadora arquidiocesana da PPI de São Paulo, que também é advogada serão os palestrantes.

As estatísticas mostram que infelizmente a maioria dos casos de violência tem ocorrido dentro da casa do idoso e por pessoas muito próxima a ele. Por isso a Pastoral da Pessoa Idosa acredita ser imprescindível esse debate, para alertar os seus missionários.

O Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa que é a cartilha que todas as PPI do país seguem para fazer o trabalho com idosos tem um capitulo específico que trata do Gênero e Maus Tratos à Pessoa Idosa, citando os exemplos de abuso físico, psicológico, sexual, das negligências, abuso financeiro e econômicos entre outros. O Guia do Líder orienta que líder pode utilizar seu conhecimento em suas visitas domiciliares e que para melhor exercer a sua missão deve buscar ajuda de profissionais especializados.

O reconhecimento do trabalho importante da PPI tem conseguido que profissionais gabaritados tenham se disposto a organizar voluntariamente fazer palestras e comparecer pessoalmente nos encontros de formação da Pastoral da Pessoa Idosa.

O encontro de hoje também se integra nas programações, que as várias entidades que trabalham com idosos em São Paulo, pautaram pelo Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa (que a ONU estabeleceu para o 15 de junho).

O encontro é aberto para todas as pessoas interessadas e não existe necessidade de inscrição prévia.

 

Livraria Paulinas – no auditório- a partir das 14 h  

Av. Domingos de Morais, no. 660-Vila Mariana

ppipaulistana@gmail.com