Pastoral da Pessoa Idosa de São Paulo fez sua 1ª Capacitação com jovens

Capacitação da PPI com Jovens do Grupo Kiros, da Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, no Bixiga, no centro da Capital, em São Paulo. Foto:jornal3idade.com.br
Capacitação da PPI com Jovens do Grupo Kiros, da Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, no Bixiga, no centro da Capital, em São Paulo. Foto:jornal3idade.com.br

A Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo realizou ontem, domingo 16 de julho de 2017, na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga, no centro da Capital, a primeira capacitação de jovens, para atuação na visita aos idosos daquela comunidade.

Os jovens que participaram fazem parte do Grupo Kiros, que tem um grupo de oração e evangelização, com 63 participantes, coordenados por Ludmilla Bispo, Bianca Martins e Ana Caroliny Carbone. Eles se encontram toda quarta-feira, para rezar o terço e trocar informações.

A capacitação para os jovens seguiu a mesma dinâmica das outras,dirigidas as demais pessoas, que estão interessadas em se transformar em líderes da PPI e passar a fazer as visitas domiciliares.

Os jovens escutaram relatos sobre a situações dos idosos na sociedade contemporânea, leram trechos do Guia do Líder – que é uma brochura que serve de orientação para as atividades da PPI, assistiram à encenação de um esquete de teatro com três idosas representando sobre a falta de paciência com pessoas mais velhas

No final de encontro todos os presentes se emocionaram com vários depoimentos, que mostraram a importância da “fé e da perseverança e do continuar acreditando que fazer o bem para outras pessoas é a melhor maneira de pregar o bem para si próprio”.

Lucas Sanches deu um bonito depoimento sobre a relação que manteve com o avô materno, por toda a sua infância e da saudade que sente dele, com quem compartilha suas mais profundas intimidades.

Eu falava para o meu avô coisas que não falava para ninguém, por isso ele faz tanta falta! Ele teve um AVC, caiu no chão e eu fiquei imobilizado sem saber o que fazer. Corri para minha mãe e disse o quanto sentia de não saber ajudar resolver. No primeiro acidente ele voltou, mas no segundo, quando vendia amendoim num carrinho na Praça 14 Bis, ele não escapou. Novamente eu me deparei com a falta de condições de ajuda-lo. E ele não resistiu. Hoje estou aqui tentando aprender um pouco mais sobre como lidar com os idosos. Quero ajudar. E estou fazendo o que posso para estudar Medicina e poder ajudar pessoas, disse Lucas.

Com suas trancinhas verdes, Bianca de Libe, com muita simpatia declarou que o encontrou superou as expectativas. Que realmente despertou sua vontade de trabalhar com os idosos.

Tenho certeza que ajudar os idosos será muito mais importante para nós do que para eles. Temos muitas coisas que podemos trocar. Tenho certeza que nós é que vamos ganhar mais com essas visitas, disse Bianca.

A uma das coordenadoras do Grupo Kiros, Ludmilla Bispo, que participou da capacitação disse que acredita que essa iniciativa vai se ampliar entre os jovens.

Não foi fácil acordar cedo no domingo, quando eu estava com uma vontade enorme de ficar em casa. Confesso, no entanto, que superou as minhas expectativas. Acredito que depois que comentarmos como a capacitação aconteceu, outros jovens vão se animar a fazer também, disse Ludmilla.

A coordenadora da PPI na Paróquia São João Clímaco, Eunice Lopes Alves, conhecida como Tia Nice, pelo seu trabalho de mais de 30 anos como catequista com jovens e crianças, foi quem conduziu a capacitação dos jovens do Grupo Kiros. Ela foi responsável pelo depoimento mais contundente do encontro, quando contou para os jovens as dificuldades de ter que se recompor a vida depois da perda do filho mais novo há 15 anos e do quanto a sua fé em Deus e na importância de continuar fazendo um trabalho para os mais necessitados a ajuda até hoje a continuar vivendo e acreditando na vida.

Participaram também da organização desta capacitação: Conceição Aparecida de Carvalho, Elisabete Galo Falseti, Helena Oliveira da Silva Rodrigues; Luzia Soares, Angelina T, Marina Whitaker, Sandra, Sandra Silva, Malu e Silvana.

para ampliar é só clicar na foto