Vitaminas e Sais Minerais evitam perda de visão relacionada à idade

Um estudo americano feito pelo National Institutes of Health descobriu que certas vitaminas e sais minerais, quando consumidos em conjunto diariamente, podem ajudar a evitar a perda de visão relacionada à idade. Isso quer dizer que doenças como catarata e DMRI-  Degeneração Macular Relacionada à Idade podem ter seu processo de aparecimento retardado ou até evitado.
Segundo o oftalmologista Dr. Thiago Pardo Pizarro, a alimentação saudável traz muitos benefícios para a saúde, e a visão faz parte disso. “Quando a pessoa pensa em comer frutas e legumes, a primeira coisa que vem à mente é a questão de peso. Mas as vitaminas e sais minerais trazem muito mais benefícios do que imaginam. E os olhos é uma das partes do corpo que ganha diretamente com isso”, destaca.
Vitamina C, vitamina E, betacaroteno, zinco e cobre, quando consumidos juntos diariamente, podem influenciar na saúde ocular, protegendo a visão de doenças relacionadas à idade, promovendo a longevidade e mantendo a qualidade da visão. “No Brasil, são quase três milhões as pessoas acima de 65 anos com DMRI, segundo um estudo publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Esse número poderia facilmente ser menor se as pessoas se preocupassem com a alimentação”, completa.
As doenças relacionadas à idade aparecem geralmente a partir dos 40 anos e podem ser detectadas precocemente, desde que o paciente faça consultas regulares ao oftalmologista. “A prevenção é a principal arma de cura das doenças oculares. Quando descobertas no estágio inicial, a chance é muito maior”, finaliza.

Alimentos que fazem bem à visão

Vitamina  A
Efeitos:- Seu déficit provoca a diminuição da acuidade visual ao escurecer, conjuntiva ressecada, ulceração da córnea e inflamação das pálpebras
Onde se encontra:  Cenoura, espinafre, tomate, fígado, gema de ovo, laticínios

Vitamina- C
Efeitos: É importante para prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Onde se encontra: Cítricos e outras frutas, tomate, couve crua, melão, verduras de folhas verdes

Vitamina E
Efeitos:  Potente antioxidante que, combinado a outras vitaminas, pode reduzir o risco de catarata e de degeneração macular
Onde se encontra:  Maçã, abacate, ameixa, tomate, aspargo, banana, melão

Vitamina B2 (Riboflavina)
Efeitos: Protege os olhos e preserva da catarata
Onde se encontra: Verduras, leite, farinha integral, levedura de cerveja

Luteína
Efeitos: Protege os olhos da radiação solar nociva. É eficaz para prevenir catarata e DMRI
Onde se encontra: Espinafre, abóbora, tomate, pimentão, milho, brócolis.

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