Zally Vasconcellos Queiroz foi homenageada no Fórum Paulista do Envelhecimento

C ( de vermelho) rodeada por vera vaovilla e José Carlos Ferrigno, ao ser homenageada. Foto: jornal3idade.com.br
Profa. Zally Vaconcellos Queiroz (de vermelho) rodeada por Vera Caovilla e José Carlos Ferrigno, ao ser homenageada. Foto: jornal3idade.com.br

A Profª Zally Pinto Vasconcellos Queiroz, uma das mais conceituadas gerontólogas brasileiras, foi homenageada no segundo encontro do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento.

Parte do seu vasto curriculo foi lido antes que ela recebesse uma placa de prata das mãos de Vera Caovilla, uma das fundadoras da ABRAZ- Associação Brasileira de Alzheimer e membro do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento.

Profa Zally Vasconcellos Queiroz recebendo placa de prata do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento. Foto:jornal3idade.com.br

Zally- como todos a tratam – é graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro. Tem  especialização em Gerontologia pela Universidade Rene Descartes, de Paris, na França. É especialista em Gerontologia “Notório Saber” pela SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Tem mestrado em Ciências da Saúde pela UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo e diversos outros cursos de extensão no Brasil e no exterior

Assessora da Gerência de Estudos do Lazer e da Terceira Idade do SESC-SP, assistente da Superintendência de Programa de Apoio à Pessoa Idosa (LBA/SP); Presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo-1991-1995; Coordenadora do urso de Especialização em gerontologia do Centro Universitário São Camilo; Diretora da divisão de Projetos da Secretaria Municipal de Caraguatatuba dos Direitos da Pessoa com deficiência e do Idoso.

Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Caraguatatuba; Professora das disciplinas: Aspecto Sócio culturais do Envelhecimento e Alternativas de Assistencia ao Idoso (Capacitação de cuidador de Idosos/Pronatec) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. campus de Caraguatatuba; Membro nato do Conselho Consultivo da SBGG a partir de 1995.

Diversos outros cursos tanto na organização como na coordenação e sempre com foco no idoso.

Intensa participação em Congressos e jornadas cientificas, no Brasil e no Exterior, sempre com apresentação de trabalhos focando o idoso.

Participação na Comissão da Elaboração do ante projeto de lei da política nacional do Idoso (BSB 1993); na Comissão da elaboração do decreto da regulamentação da lei federal 8842 que dispõe sobre a política nacional do idoso (BSB 1994); Câmara Técnica Defesa dos direitos humanos na pessoa idosa (BSB 2000); Grupo de discussão do ante projeto do estatuto do idoso (BSB 2002); Comissão de elaboração do ante projeto de política nacional de prevenção da violência (BSB 2002); Comissão de Organização do Dia Mundial de Sensibilização para a questão da Violência contra o Idoso (SP 2006); Comissão Nacional de Normas Técnicas da SBGG (2010-2012).