logo

Barueri terá delegação de 100 pessoas na 3ª etapa do JOMI na Praia Grande em 17/5

Monumento à Solidariedade localizado no complexo viário de acesso à Rodovia Castello Branco, no quilômetro 26, foi inaugurado em novembro de 1997, com a reurbanização da rotatória. Foto: Secom/PMB

A delegação de Barueri para a 3ª etapa dos  JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade 2022 terá mais de 100 representantes. A competição  está marcada para o período de 17 e 22 de maio, na Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo.

Serão 99 atletas e 9 integrantes da comissão técnica, sendo 45 mulheres e 54 homens, divididos em modalidades como voleibol, tênis de mesa, natação, truco, bocha, atletismo, entre outras. Todos os atletas são do Parque da Maturidade José Dias da Silva.

A fase regional é classificatória para a estadual, que será em Presidente Prudente, entre 28 de junho e 3 de julho. Barueri ficou em oitavo lugar na edição passada da competição na etapa regional.

A cidade acredita que as maiores chances de medalhas para a cidade estão no vôlei masculino, tênis de mesa, bocha, natação masculino e feminino e na dança de salão. O atleta Benedito Messias dos Santos, por exemplo, conquistou a medalha de ouro em 2019 na final estadual do atletismo.  

Para Ednaldo Cavalcante Leite, coordenador de esportes do Parque da Maturidade, “a importância de eventos como o JOMI não é apenas a competição em si, mas a socialização entre os atletas envolvidos, os momentos de descontração antes e depois dos jogos, proporcionando uma vida mais ativa e saudável”. 

A preparação para os jogos é intensa, pois além dos JOMI os atletas disputam outras competições ao longo do ano. Neste ano, no entanto, os treinos começaram um pouco mais tarde por causa das restrições geradas pela pandemia da Covid-19. Os trabalhos para as disputas são diários, com foco não apenas nas modalidades, mas também são feitos exercícios de condicionamento físico realizado na academia do Parque, sempre com acompanhamento médico. 

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Calendário de todas as etapas

Reportagens 3ª etapa do JOMI 2022 na Praia Grande

Reportagens 2ª etapa do JOMI 2022 em Casa Branca

Reportagens da 1ª etapa do JOMI 2022 em Campos do Jordão