“Somos Carolina” no SESC Taubaté para o mês da Consciência Negra

Carolina Maria de Jesus. Foto: divulgação SESC
Carolina Maria de Jesus. Foto: divulgação SESC

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Sesc Taubaté preparou uma programação especial, Somos Carolina! Lugares de Mulheres Negras, projeto dedicada a provocar reflexões sobre os lugares ocupados por mulheres negras na atualidade, reconhecendo sua relevância histórica, cultural e social e também a importância da ampliação destes lugares.

Por meio de teatro, shows, cinema, debates, cursos de literatura, dança, brincadeiras, contação de histórias e sarau, os participantes conhecerão a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus, inspiração para o projeto.

Carolina de Jesus, conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960, é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo e sustentou a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Em 1958, foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que publicou o diário de Carolina sob o nome Quarto de Despejo. Com o dinheiro do livro, a autora se mudou da favela.

 

Acompanhe a programação gratuita

Curso: Carolina Maria de Jesus: História, Prosa, Poesia e Melodia

Com Allan da Rosa

De 4 a 25, sábados, das 9h30 às 12h30

 

Jogos e Brincadeiras Africanas

Dias 4 e 5, sábado e domingo, das 14h às 16h.

 

Contação de Histórias: Histórias da Cazumbinha

Dia 4, sábado, às 16h.

 

Show: Nega Duda

Dia 5, domingo, às 16h.