Os Jogos dos Idosos do Estado de São Paulo de 2018 serão todos no primeiro trimestre

gestora do JORI, pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Glícia Maria Bellemo. Foto: jornal3idade.com.br

O 22ºJORI- Jogos Regionais dos Idosos- será diferente em 2018, com alterações em relação as edições passadas. Os torneios serão todos realizados no primeiro trimestre, no período de 5 de janeiro a 31 de março. Somente a cerimônia de premiação do JAI – Jogos Estaduais dos Idosos, que reunirá as equipes campeãs de todas as etapas regionais será no domingo 1º de abril.

Cada etapa ganhou mais um dia de evento e a cerimônia oficial de abertura será sempre às quartas-feiras.

Realizados desde 1997 sob o comando do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenação técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, o 22º JORI será feito em cada etapa no formato de uma olimpíada. Em cada encontro os idosos que participam das provas esportivas são chamados de atletas. Participam também pessoas que vão assistir e profissionais envolvidos.

Modalidades-Como nos anos anteriores, serão disputadas 14 modalidades, todas para pessoas com 60 anos completos: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez. Todos os participantes, por modalidade, categoria e sexo, receberão medalhas de participação.

Regionais-Também como nas edições passadas, serão oito etapas regionais, numa divisão própria da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, que divide os munícipios por Regiões Esportivas, subdivididas em Diretorias e Inspetorias Regionais de Esporte e Lazer.

Expectativa– Os Jogos Regionais dos Idosos são muito esperados pelos idosos praticantes de esporte. Muitos municípios reclamam por não serem selecionados para sediar o evento, mas segundo a gestora do JORI, pela Secretaria Estadual de Esportes, Glícia Maria Bellemo, a escolha leva em conta a capacidade técnica de instalações dos equipamentos.

Estamos tentando sempre melhorar e gostaríamos muito de ampliar, mas a cidade tem que estar apta nos equipamentos e na capacidade de recepção. Em 2018 estamos colocando um dia a mais e a abertura será na próxima edição na quarta-feira, explicou a gestora.