Lençóis Paulista vai sediar de 16 a 21 de janeiro a primeira etapa dos JORI 2018

A vice-prefeita, chefe de gabinete e presidente do Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, Cíntia Duarte. Foto: comunicação/PMLP:

A cidade de Lençóis Paulista, na região centro-oeste do Estado de São Paulo, vai sediar a abertura dos JORI 2018- Jogos Regionais dos Idosos- que desta vez abrira o ano com uma edição de Verão e com um dia a mais na programação.

A cidade faz parte da 3ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, uma divisão particular da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude que compreende as diretorias e inspetorias regionais de esporte e lazer- DREL’s e IREL’s- de 68 municípios.

Será a terceira vez que a cidade de Lençóis Paulista, que tem uma população de 67 mil habitantes, com 13% delas de pessoas com mais de 60 anos vai sediar a etapa da sua região. Em 2018 Lençóis Paulista participará com uma delegação de 100 pessoas que estarão competindo nas 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

Realizados desde 1997 sob o comando do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenação técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, o 22º JORI será feito em cada etapa no formato de uma olimpíada. Em cada encontro os idosos que participam das provas esportivas são chamados de atletas. Participam também pessoas que vão assistir e profissionais envolvidos.


Regionais – Também como nas edições passadas, serão oito etapas regionais, numa divisão própria da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, que divide os munícipios por Regiões Esportivas, subdivididas em Diretorias e Inspetorias Regionais de Esporte e Lazer.

Para saber as expectativas da cidade, o Jornal da 3ª Idade conversou com a vice-prefeita, chefe de gabinete e presidente do Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, Cíntia Duarte.

Jornal da 3ª Idade – É a primeira vez que a cidade é sede do JORI?

Vice-prefeita, Cintia Duarte -Nossa cidade de Lençóis Paulista já sediou o Jori nos anos de 2012 e 2014.

Jornal da 3ª Idade – Qual a expectativa para o evento?

Vice-prefeita, Cintia Duarte – Nossas expectativas são as melhores, sabemos da importância do JORI e estamos nos preparando para fazer um belíssimo evento. Queremos deixar gravado no coração dos atletas o que temos de melhor em nossa cidade.

Jornal da 3ª Idade – Quantas cidades estão sendo convidadas?

Vice-prefeita, Cintia Duarte – Fizemos o convite para todos os municípios que integram nossa Região, por enquanto já temos 50 cidades confirmadas.

Jornal da 3ª Idade – O que Lençóis Paulista vai apresentar, como cidade anfitriã, para os idosos que forem conhecer?

Vice-prefeita, Cintia Duarte – Nossa História: Lençóis Paulista situa-se na região central do Estado de São Paulo e possui uma área de 804 quilômetros quadrados. Está a 300 km da capital, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon. Lençóis Paulista é a terra de Orígenes Lessa, que ensinou aos seus conterrâneos e a importância da leitura, o que levou a denominação da Cidade do Livro, por ter em sua biblioteca, à disposição do público um número de obras maior que o de habitantes.

Em 1986, um dos momentos mais importantes da história lençoense, foi a visita do então presidente José Sarney, acompanhado por Orígenes Lessa e por uma caravana de escritores.

Com mais de 60 mil habitantes, Lençóis Paulista é uma cidade jovem e dinâmica, que cresce em média 2% ao ano e recebe pessoas de todo o país. É considerada um modelo de desenvolvimento, com índices de crescimento humano e econômico acima das médias paulista e brasileira. Lençóis Paulista está entre as 100 cidades com melhor índice de Desenvolvimento Humano do Estado.

Lençóis Paulista integra hoje o Circuito regional Turístico Coração Paulista, o governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin acaba de sancionar a Lei que classifica Lençóis Paulista como MIT (município de interesse turístico) tal ação vai garantir para o nosso município, investimento, emprego e renda através do turismo. A Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian, sedia também a Diretoria de Cultura, e conta com um auditório para apresentação de peças teatrais e eventos diversos, oferecendo cursos gratuitos à toda comunidade lençoense. Ao lado da Diretoria de Cultura, o Centro de Ações Sociais abriga a sede e o estúdio para ensaios da Orquestra Municipal de Sopros, grupo composto exclusivamente por lençoenses e que completa em neste ano, 21 anos de fundação, no momento Lençóis Paulista realiza o maior movimento cultural da nossa região. Lençóis Paulista também conta com o Teatro Municipal Adélia Segalla Lorenzetti, espaço que está recebendo grandes espetáculos artísticos. Em nosso município temos a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa que é a maior biblioteca do interior do estado com um acervo de livros maior que o número de habitantes.

No segmento religioso destaque para o Santuário Nossa Senhora da Piedade e para a Igreja Presbiteriana Independente de Lençóis Paulista.

Jornal da 3ª Idade – A cidade tem alguma modalidade que pode se tornar campeã?

Vice-prefeita, Cintia Duarte – Sim temos: o voleibol masculino, a natação e o atletismo masculino.