Santo André participa em S. Vicente da 7ª etapa do JORI 2018 com 92 atletas idosos

Santo André participa da 7ª etapa do JORI 2018 com 92 atletas. Foto: delegação

Santo André está presente na 7ª etapa do JORI 2018, na cidade de São Vicente com uma delegação de 105 pessoas no total e 92 atletas da terceira idade.

A representação andreense, que está sendo coordenada por Bruno Manias, vai disputar todas as 14 modalidades que fazem parte da competição: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

Santo André segundo o mapa de Projeções Populacionais do SEADE, chegará em 1º de julho de 2018 com mais de 690 mil habitantes, sendo delas mais de 116 mil de idosos.

A cidade todo ano faz o JOTISA- Jogos da Terceira Idade de Santo André que no ano passado reuniu mais de 1200 pessoas e 23 entidades da Região do ABC.

Cidades participantes da 7ª etapa do JORI 2018

As cidades que participam dessa etapa são as seguintes: Barueri; Bertioga; Carapicuíba; Cotia; Cubatão; Diadema; Embu das Artes; Embu Guaçu; Guarujá; Itanhaém; Itapevi; Jandira; Juquitiba; São Paulo; Mauá; Mongaguá; Osasco; Peruíbe; Praia Grande; Ribeirão Pires; Rio Grande da Serra; Santo André; Santos; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São Lourenço da Serra; São Vicente e Vargem Grande Paulista.

 Jogos Regionais dos Idosos

 Realizados desde 1997 sob o comando do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenação técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, o 22º JORI está sendo feito em cada etapa no formato de uma olimpíada. Em cada encontro os idosos que participam das provas esportivas são chamados de atletas. Participam também pessoas que vão assistir e profissionais envolvidos.

Depois de São Vicente somente mais um encontro regional em Limeira, no período de 13 a 18 de março. Depois somente a seletiva estadual- o JAI- Jogos Abertos do Idoso- na Praia Grande, de 24 a 29 de março.

Modalidades disputadas em todas as etapas

Os Jogos Regionais do Idoso disputam 14 modalidades, iguais em todas as etapas, algumas com categorias divididas por faixa etária, sendo que em todas a idade menor é 60 anos: atletismo e natação – categorias A (60 a 64 anos), B (65 a 69), C (70 a 74), D (75 a 79), E (80 a 84) e F (mais de 85); tênis, tênis de mesa e vôlei – classes A (60 a 69) e B (mais de 70); bocha, coreografia, dança de salão, malha, truco, buraco, damas, dominó e xadrez.