Aumento da população idosa faz crescer o mercado de autodiagnósticos de Saúde

Teste de laboratório. Foto: Pixabay

O envelhecimento da população a cada dia vai redesenhando as opções de produtos nos diferentes mercados e tornando-se destaque nas maiores feiras de negócios do país.

Na 14ª Abradilan Conexão Farma, considerado o maior evento do setor farmacêutico do Brasil, realizado na semana passada, em São Paulo, algumas empresas justificavam a implantação dos seus produtos nas redes do setor, exatamente com o apelo de melhor atender os consumidores da terceira idade.

Um dos segmentos em destaque, na grande feira da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos, que reuniu 140 empresas distribuidoras de medicamentos e produtos de higiene pessoal e cosméticos foi o de autodiagnósticos.

Embora os destaques ainda sejam os testes de glicose para diabéticos e os de gravidez, os empresários estão querendo conquistar os consumidores mais velhos, preocupados com a saúde e o seu bem-estar.

Entre as principais novidades apresentadas estão o autoteste HIV Detect Oral, desenvolvido pela ECO Diagnóstica, de Nova Lima, em Minas Gerais. A empresa aposta na necessidade de discrição no momento de fazer o teste HIV da parte dos idosos, ainda desconfortáveis em se dirigir ao laboratório tradicional (leia reportagem)

Um equipamento que chamou bastante atenção foi o Hilab, um mini aparelho capaz de realizar dezenas de testes laboratoriais em poucos minutos, em qualquer estabelecimento e que está sendo trabalhado para estar presente nas principais redes de farmácia do país. A coleta de somente duas gotas de sangue possibilita saber em poucos minutos o resultado de exames como o da dengue, Zika, hepatite, colesterol, glicemia, entre outros mais procurados nos últimos anos (leia reportagem).

O monitor de pressão HEM-7320, da Omron, é uma braçadeira Intelliwrap que é mais fácil de colocar e é mais precisa. Único do mercado com indicador de hipertensão matinal. O Monitor de pressão HBP-1100, por sua vez, permite que o profissional da saúde escolha o método de medição – oscilométrico ou auscultatório. O Inalador/Nebulizador NE-C803 é o menor, mais leve e mais silencioso compressor do mercado brasileiro.

Os testes de diagnósticos fomentam um mercado que cresceu em 2017 mais de 15% – em unidades comercializadas- e 20% em valores de vendas, que faturaram R$ 821 milhões.