Conselho Municipal do Idoso de Mauá prioriza regularizar as ILPIs e o Fundo

Reunião do CMI e Mauá, em 19 de abril de 2018. Foto: jornal3idade.com.br

O CMI- Conselho Municipal do Idoso de Mauá, que desde novembro do ano passado começou uma nova gestão – 2017-2019, depois de passar por diversas dificuldades para manutenção da sua atuação, fez ontem nova reunião.

Na pauta estava a discussão das duas maiores prioridades do CMI no momento: a continuidade na fiscalização que os conselheiros vêm fazendo, em parceria com o Ministério Público e a Vigilância Sanitária, nas ILPIs- Instituições de Longa Permanência- do município, a maioria sem a regulamentação devida. Também a finalização dos trâmites do Fundo Municipal do Idoso, que já existe em lei, mas cuja implementação depende somente da definição dos critérios de utilização.

Mauá é uma cidade da Grande São Paulo que segundo o segundo o mapa de Projeções Populacionais do SEADE, chegará em 1º de julho de 2018 com uma população de cerca de 452 mil habitantes, sendo mais de 52 mil de pessoas idosas.

Os números revelam uma curiosidade: 30% dos idosos da cidade são mais velhos que o próprio município, fundado oficialmente em 1º de janeiro de 1954.

A presidente do CMI é Diva Alves da Silva, que representa a sociedade civil e tem um trabalho no movimento de mulheres e é Promotora Legal Popular.

A vice-presidente é Alcione Borges da Silva, como conselheira governamental, representando a Secretaria da Promoção Social.

Conselheiros na gestão 2017-2019

Representantes Governamentais

 Alcione Borges da Silva –

Edilson Claudino Bicudo

Karine Cristina Castão

Milene Rodriguez de Ponte

 

Zeile Aparecida Viani

Fátima Ap. Batista de Oliveira

 

Maria Alice Moliterno Moraes

Rita de Cássia Freitas Santos

 

Maria Aparecida dos Santos

 

José Donizete Santos Luz

Edson Custódio

 

Representantes da Sociedade Civil

João Barbosa da Silva

Rosa Célia Soares Souza

Maria Damiana da Silva

Aldenir Saldanha da Silva

Vera Lucia Martinez de Marchi

Maria Alves do Nascimento Ferreira

Diva Alves da Silva

Aparecida de Lourdes Teixeira Moggi

Maria Aparecida Varin