Teatro na Câmara de Arujá alerta para Violência Contra as Pessoas Idosas

Vereadora Ana Poli, da cidade de Arujá, na Grande SP. Foto: divulgação

Amanhã, quinta-feira 21 de junho, na Câmara Municipal de Arujá, cidade da Grande São Paulo,  às 10h, será feita a apresentação teatral Abram as cortinas para a Pessoa Idosa, encenada pelo grupo Cia Toa em parceria com o cantor e compositor Gilson Costa, para conscientizar o público sobre a importância dos cuidados com as pessoas de 60 anos ou mais.

O evento, com entrada gratuita, faz parte da programação da 1ª Semana de Conscientização e Sensibilização da Violência Contra a Pessoa Idosa e de Prevenção de Quedas de Arujá, que teve início na sexta-feira passada.  A iniciativa contempla as Leis municipais nº 2.973/2017 e 2.972/2017, que instituem as semanas de Conscientização e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa e de Prevenção a Quedas, respectivamente.

Ambas as Leis tiveram origem em projetos de autoria da vereadora Ana Cristina Poli (PR),  que foi presidente do Conselho Municipal do Idoso de Arujá e é uma defensora da causa dos idosos.

Precisamos alertar aos cuidados com quem tanto já contribuiu com nossa sociedade e hoje se encontra em situação de vulnerabilidade. Essas ações, que contam com amplo apoio de entidades da sociedade civil e órgãos públicos, tem o potencial de mudar a realidade de nosso município, disse a vereadora.

Os eventos que marcam a semana tiveram início na última sexta-feira (15/06) com uma caminhada que saiu da Avenida Amazonas até a Praça do Coreto, onde ocorreu uma palestra com a Dra. Naiane Faria Widmer, além de atividades físicas. Na segunda-feira (18/06) houve a capacitação dos profissionais das Secretarias, Órgãos Estaduais e Sociedade Civil pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia. Já no dia 20/06 houve uma roda de conversa com a temática da violência contra os idosos na SANAJ.

 Confira o cronograma das últimas atividades da Semana:

Dia 21/06

Teatro sobre a violência contra a Pessoa Idosa e prevenção de quedas com a CIA TOA e o compositor e cantor Gilson Costa dos Santos. Peça: “Abram as cortinas para a Pessoa Idosa”.

Local: Câmara Municipal de Arujá

Horário: 10h

Organização: Vereadora Ana Poli.

Segunda apresentação da peça “Abram as cortinas para a Pessoa Idosa”

Local: Centro Dia do Idoso – Rua Professor Luiz Gonzaga Colangelo Nobrega, nº151, Bairro Parque Rodrigo Barreto

Horário: 14:30hs

Organização: Conselho Municipal do Idoso (CMI) e Centro Dia do Idoso (CDI).

Dia 22/06

Roda de conversa e oficina de prevenção de quedas.

Local: Paróquia Senhor Bom Jesus de Arujá, Rua Rodrigues Alves, 11 – Centro de Arujá

Horário: 14h30

Organização: CMI e Secretaria de Saúde.

Realização: Câmara Municipal, entidades civis e prefeitura