Fórum Paulista do Envelhecimento fez encontro em Guarulhos

José Carlos Ferrigno, doutor em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona falou sobre “Políticas Públicas para a integração do idoso junto às novas gerações”. Foto: jornal3idade.com.br

 

O Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento realizou na última sexta-feira, 29 de junho, mais um encontro na sua caminhada de apresentar para lideranças de idosos e entidades que atuam no segmento, a necessidade de exigir o cumprimento do Artigo 22 do Estatuto do Idoso, que determina a inclusão de conteúdo sobre envelhecimento na rede escolar de ensino.

Duas leis federais que – há mais de 15 anos-  estabelecem o ensino do tema não estão sendo obedecidas pelas escolas de São Paulo, nem nas estaduais, nem nas municipais, tão pouco nos colégios da rede privada.

A determinação está no texto da Política Nacional do Idoso, de 1994, no Estatuto do Idoso de 2003 e fez parte dos debates de todas as Conferências Estaduais do Idoso, dos últimos anos.

Dr. Bahij Amin Aur, Consultor em Educação, Advogado, representante da OAB no CNDI- Conselho Nacional do Idoso, no qual é vice-presidente falou sobre “Como o Art.22 do Estatuto do Idoso está sendo implementado pelo MEC”. Foto: jornal3idade.com.br

O encontro foi recepcionado pelo Fórum Popular do Idoso de Guarulhos, coordenado pela psicóloga Zina Costa, diretora do Instituto Acolher que trabalha em parceria com a Prefeitura de Guarulhos. Contou com a presença do Secretário de Assuntos Difusos de Guarulhos, o vereador Lameh Smeili, que criou a Subsecretaria de Políticas para o Idoso, atualmente coordenada por Walid Mahmud Said Shuqair, que trabalhou na Secretaria de Esportes de São Paulo, na gestão do Prefeito Fernando Haddad e chegou a assumir a Secretaria no final daquela gestão.

O Fórum Paulista de Conscientização para o Envelhecimento contou novamente com as importantes participações que estão apoiando esse trabalho em prol da implantação do Artigo 22 na estrutura educacional do Estado de São Paulo.

Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Americana, Dra. Danielle Curciol, que foi anfitriã do encontro do Fórum Paulista em agosto de 2017 e já começa a preparar o próximo para o segundo semestre. Foto:jornal3idade.com.br

O Dr. Bahij Amin Aur, Consultor em Educação, Advogado, representante da OAB no CNDI- Conselho Nacional do Idoso, no qual é vice-presidente falou sobre o trabalho que vem sendo feito por várias entidades para inclusão de conteúdo sobre as questões dos idosos, antes mesmo do Estatuto do Idoso.

O doutor em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona, José Carlos Ferrigno, ex-coordenador do trabalho com idosos do SESC, autor de livros sobre trabalho Intergeracional fez uma retrospectiva dos principais trabalhos na área de integração dos idosos com as novas gerações.

Também fez seu depoimento a presidente da ABG- Associação Brasileira de Gerontologia, Eva Bettine e a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Americana, a advogada Danielle Marques Curciol que recepcionou um encontro do Fórum Paulista de Conscientização, em agosto do ano passado.

Até o final de 2018, o Fórum Paulista organizará mais um encontro na região, visando a organização do Fórum Alto Tietê.

Abaixo assinado

Um abaixo-assinado foi passado entre os presentes para compor um documento que será entregue para o Governador do Estado, para o Secretário Estadual de Educação e diversas autoridades que atuam na área, na abertura da Semana do Idoso, dia 27 de setembro.  A iniciativa foi aprovada na plenária do Fórum Paulista de Conscientização do Envelhecimento, no encontro de maio, em São Paulo. Quem quiser colaborar na coleta do abaixo assinado pode solicitar o material.

Calendário dos próximos encontros do Fórum Paulista do Envelhecimento 

Julho de 2018       dia 26/7 na cidade de Mauá

Agosto de 2018  –  dia 3/8,  a partir das 14 horas, em São Paulo, no Largo São Francisco, na Faculdade de Direito da USP – programação ainda está sendo fechada  ficha de inscrição

Setembro  de 2018- dia 27/9,  a partir das 14 horas, em São Paulo, no Largo São Francisco, na Faculdade de Direito da USP

Dezembro              dia 7/ 12 em São Paulo, no Largo São Francisco, na Faculdade de Direito da USP

Em organização ainda para 2018

Americana; Região Alto Tietê