CMI de São José do Rio Preto promoveu eventos com grupos de idosos em junho

Encerramento das atividades no SESc São José do Rio Preto, no Interior de São Paulo, no Junho Violeta. Foto: Secom/PSJRP

Em São José do Rio Preto, no Interior de São Paulo, eventos foram promovidos pelo CMDI- Conselho Municipal dos Direitos do Idoso , em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o SESC Rio Preto, na última semana de junho.

Grupos de idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência do Idoso e da Família (CCI e CCF), integraram encontros, oficinas e roda de conversa reflexiva sobre a importância de esclarecimentos como forma preventiva, no processo do envelhecimento.

“O corpo que cai” foi o tema de um dos encontros.  A proposta, de acordo com o presidente do CMDI, Antônio Caldeira, teve como objetivo promover reflexão e discussão entre para os idosos e também entre profissionais que lidam com o envelhecimento humano.

Segundo ele, os encontros foram pensados na perspectiva de promover uma visão ampliada e preventiva sobre esse processo, as modificações que ocorre no corpo como a redução da massa muscular e de força física, assim como os de densidade óssea, que enfraquecem o componente esquelético do indivíduo refletindo na postura, na maneira de andar, no equilíbrio, fatores que podem facilitar a queda/tropeços/escorregões.

Outro evento foi o “Cair e Levantar sem se Machucar”, ministrado pelos instrutores do SESC, no dia 26 de junho. Já, a palestra “Alimentos que Sustentam”, foi apresentada pela Nutricionista Maria José Pupim Sanfelice, Especialista em Reeducação Alimentar.

O encerramento do circuite de encontros no Sesc, foi feito com a Roda de Conversa sobre “Corpo que Cai”, com a participação do presidente do CMDI,  Antônio Caldeira e da médica geriatra, Marcela Maria Mattos.