2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de São João da Boa Vista será em março

Foto: Antônio Marques Jr/Associação Paulsta dos Amigos da Arte
Foto: Antônio Marques Jr/Associação Paulsta dos Amigos da Arte

A cidade de São João da Boa Vista, localizada na região central do Estado de São Paulo, marcou para o dia 21 de março a sua 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, no Teatro da Estação das Artes, localizado na Praça Ruy Barbosa, nº 41.

Segundo o mapa de Projeções Populacionais da Fundação Seade, São João da Boa Vista chegará em 1º de julho de 2019 com mais de 87 mil habitantes, sendo deles mais de 16 mil de idosos, o que corresponde a 18,5% da população. A faixa de idade predominante é de 60 a 64 anos, para ambos os sexos. Na soma total as mulheres são-joanenses somam mais da metade de todas as pessoas idosas.

O CMI- Conselho Municipal do idoso de São João da Boa Vista é presidido por é Iovanca Fayeza Uala Borges, eleita para o período 2018/2020.

O tema da conferência municipal será o mesmo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em Brasília, em novembro de 2019: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Temas que já estão debatidos em todo o país

Os  eixos ficaram assim determinados:

I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.

II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.