Piracicaba, SP, fará em duas manhãs a sua 2ª Conferência Municipal do Idoso

Piracicaba, a noroeste da capital do Estado de São Paulo vai realizar a sua 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em duas manhãs, nos dias 19 e 20 de março de 2019, nas dependencias do SESC, na Avenida Ipiranga, 155.

O município segundo o Sistema de Projeção Populacional, da Fundação Seade, chegará em 1º de julho de 2019 com mais de 62 mil pessoas idosas, numa população geral de mais de 387 mil habitantes.

Para cálculo de números de delegados para a XV Conferência Estadual do Idoso, que o Conselho Estadual do Idoso esta organizando para agosto de 2019, serão levados em conta os números do IBGE 2013.

Piracicaba pertence a Região Macro I – Campinas, Mogiana, Piracicaba e Sorocaba e terá direito a três pessoas como delegadas na Conferência Estadual.

O tema da pré- conferência municipal será o mesmo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em Brasília, em novembro de 2019: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Os  eixos debatidos também seguem a orientação nacional:

I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.

II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.