Limeira debateu no dia 17 de junho o Enfrentamento à Violência ao Idoso

Abertura do Seminário Contra a Violência ao Idoso, no Teatro nair Belo,em Limeira. Foto:Adilson Silveira/CEPROSOM.
Abertura do Seminário Contra a Violência ao Idoso, no Teatro nair Belo,em Limeira. Foto:Adilson Silveira/CEPROSOM.
Abertura do 2º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, no Teatro Nair Belo, em Limeira. Foto:Adilson Silveira/CEPROSOM.

O segundo Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa de Limeira levou cerca de 200 profissionais que atuam na área da assistência social ao Teatro Nair Bello, na última quarta-feira, dia 17 de junho de 2015. O evento foi promovido pelo Creas- Centro de Referência Especializado da Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom- Centro de Promoção Social Municipal e trabalhou o tema “Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa e a Garantia de Direitos”.

Participaram da abertura do evento o prefeito Paulo Hadich, a diretora da Proteção Social do Ceprosom, Paula Bocaiúva Forster, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cleusa Barroso.

O Prefeito Hadich destacou que o tema do seminário é uma questão muito importante e que a violência contra o idoso pode se traduzir de diversas maneiras. “Sabemos que grande parte das violências são praticadas dentro de casa. Sugiro que discutam a possibilidade de lançar um olhar para a integração das crianças com os idosos para criar espaços múltiplos de convivência e, com isso, alcançarmos uma sociedade mais justa e mais fraterna”, afirmou.

Na visão de Cleusa, presidente do CMI, os jovens devem refletir sobre o que vem a ser o respeito ao idoso. “O ideal é que todos se coloquem no lugar do idoso e respeitem tanto suas limitações quanto seus conhecimentos”, salientou.

Para a diretora Paula, seminários de construção como esse vêm para engrandecer o trabalho dos profissionais. “Devemos conhecer para prevenir e informar para transformar. ”, frisou. A diretora também agradeceu o olhar especial que a gestão Paulo Hadich tem com os idosos.

O encontro contou com palestras ministradas pelo defensor público titular da 4ª Defensoria Pública, Leandro Silvestre Rodrigues e Silva, e pelo psicólogo e psicanalista, Marcelo Miguel Ribeiro Rodrigues. Silva falou sobre a atuação da Defensoria Pública frente as violações a pessoa idosa e garantia de direitos e Rodrigues abordou o tema “Profissionais enquanto protagonistas das violações de direitos”.