Câmara dos Deputados debaterá o Panorama da pessoa com diabetes no país

Vanessa Pirolo,coordenadora de Advocacy da ADJ (Diabetes Brasil). Foto: jornal3idade.com.br
Vanessa Pirolo,coordenadora de Advocacy da ADJ (Diabetes Brasil), que estará na audiênia pública em Brasília. Foto: jornal3idade.com.br

A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados,  vai realizar na próxima terça-feira, dia 25 de junho, às 14 horas, uma audiência pública para debater o “Atual panorama da pessoa com Diabetes no País”. O encontro foi requerido pela deputada Flávia Morais (PDT-GO).

Foram convidados para a audiência o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Hermelinda Cordeiro Pedrosa; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; e a coordenadora de Advocacy da ADJ- Diabetes Brasil, Vanessa Pirolo e representante do Ministério da Saúde.

A audiência pública será transmitida pela Internet. Basta se cadastrar na página de transmissão

Brasil 4º país mais Diabético do Mundo

O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation (IDF). São 14,3 milhões de brasileiros afetados, segundo o Ministério da Saúde.

No dia 13 de junho, a ADJ Diabetes Brasil reuniu em São Paulo, num encontro, jornalistas de todos os Estados para uma manhã de apresentações com diferentes profissionais e depoimentos de portadores para explicar como convivem com a Diabetes.

Segundo eles, a falta de informação das pessoas é o maior problema. Muitas pessoas que já são portadoras não entendem que podem levar uma vida normal, se mantiverem as medicações controlada e fazendo atividade física. Também falta informação para a sociedade em geral dos riscos de adquirir Diabetes por habitos errados, como alimentação sem qualidade e sedentarismo.

O Jornal da 3a Idade começa na próxima segunda-feira uma série com profissionais explicando como os portadores podem viver melhor com a doença e como passar longe dela, com melhor qualidade de vida.

Idosos aumentam entre os Diabéticos

Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1, que geralmente aparece na infância ou adolescência, e o tipo  2 que se manifesta, na maioria dos casos, em pessoas acima dos 40 anos.

O tipo 2 está relacionado a desequilíbrios metabólicos que fazem com que o corpo fique resistente a insulina e deixe de utilizá-la corretamente. Assim a glicose deixa de entrar nas células para ficar acumulado no sangue. Também é possível que ela surja quando o pâncreas não consegue produzir a insulina necessária para o corpo. Esse tipo é o que mais afeta os idosos, em geral causada por uma rotina de vida pouco saudável.