Mogi Guaçu, SP, faz a sua 1ª Conferência Municipal do Idoso em 4/7

A cidade de Mogi Guaçu, distantes 163 quilômetros da Capital, em São Paulo, realiza na próxima quinta-feira, dia 4 de julho de 2019, a sua 1ª Conferência Municipal do Idoso, no auditório das Faculdades Integradas Maria Imaculada, no Centro da cidade.

O tema da conferência municipal será o mesmo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ser realizada em Brasília, em novembro de 2019 e que também vem sendo debatido em conferências de todo o país: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Os  eixos debatidos também seguem a orientação nacional:

I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.

II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Mogi Guaçu, segundo o Sistema de Projeções Populacionais da Fundação Seade, deverá chegar em 1º de julho de 2020 com uma população de cerca de 24 mil idosos para uma população total de 148 mil habitantes, mais de 16% da população só de cidadãos mais velhos.