Ribeirão Preto, Sertãozinho e Taquaritinga vencem etapa do JORI 2019 em Matão

Ribeirão preto foi a cidade campeã da 6a etapa do JORI 2019, realizado de 24 a 27 de agosto, no município de Matão. Foto: Lucas Marcelino/ PMM
Ribeirão preto foi a cidade campeã da 6a etapa do JORI 2019, realizado de 24 a 27 de agosto, no município de Matão. Foto: Lucas Marcelino/ PMM

Ribeirão Preto, Sertãozinho e Taquaritinga foram as cidades vitoriosas da 5ª etapa dos 23º Jogos Regionais do Idoso de São Paulo, encerrada ontem, terça-feira 27 de agosto de 2019, na cidade de Matão.

Como anfitriã, Matão recebeu mais de 2400 pessoas para participar e acompanhar as competições de 58 cidades que fazem parte da 2ª Região Esportiva do Estado, que compreende municípios do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo.

O JORI foi organizado pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual de Esportes.

A abertura oficial do evento aconteceu no sábado (24) no ginásio de esportes “Décimo Chiozzini”. Nesse dia foram homenageados: João Henrique Rebelato, Nadir Leôncio Ramos de Souza e Moacir dos Santos, todos pela dedicação e trabalhos desenvolvidos no esporte. Na cerimônia participaram: o secretário municipal Sebastião Trigo, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Rondanin, que representou o prefeito Edinardo Esquetini, a coordenadora estadual de Esportes, Simone Bighetti, o chefe do Comitê Dirigente, Maurício Pereira Lisboa, a gestora do JORI, Glícia Maria Bellemo Cassone, o diretor regional de Esporte e Lazer da 5ª Região Esportiva de Araraquara, José Domingos Andrade, o diretor regional de Esportes de Ribeirão Preto, Ariovaldo de Sousa, e o presidente da Câmara de Matão, Luiz Manzini.

Representantes das equipes vencedoras confraternizam com equipe de organização na final do JORI 2019, em Matão.Foto: Lucas Marcelino/ PMM

Participam representantes de 58 municípios: Américo Brasiliense; Araraquara; Nuporanga;  Ribeirão Preto; Rincão; Sales Oliveira; Tabatinga; Taquaritinga; Terra Roxa;  Trabiju;  Viradouro;  São José da Bela Vista; São Simão; Serra Azul;  Serrana;  Sertãozinho;  Severínia;  Pradópolis;  Restinga; Santa Cruz da Esperança; Santa Rosa do Viterbo; Santo Antonio da Alegria; São Joaquim da Barra;  Orlândia; Patrocínio Paulista;  Pedregulho;  Pirangi;  Pitangueiras;  Pontal;  Miguelópolis; Monte Alto; Morro Agudo e Motu.

Foram disputadas as 14 modalidades tradicionais em todos os JORI: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto);  Voleibol Adaptado – Masculino/Feminino e Xadrez – Masculino/Feminino.

Jogos Regionais do Idoso

Realizados na forma de uma olimpíada, o JORI em cada uma das suas oito etapas denomina como atletas, os idosos que participam das provas das 14 modalidades esportivas. O evento é aberto gratuitamente para qualquer pessoa do Estado que queira assistir.

As etapas já realizadas em 2019 foram: 30/04 a 5 de maio em São Sebastião;  de 30/04 a 5 de maio em Sorocaba; de 14 a 19 de maio, em São João da Boa Vista; Santa Fé do Sul de 28 de maio a 02 de junho; de 4 a 09 de junho, em Itapecerica da Serra; de 24 a 27 de agosto, em Matão. As próximas serão: de 17 a 22 de setembro, em Lençóis Paulista; de 08 a 13 de outubro, em Osvaldo Cruz e a Final Estadual de 26 a 31 de outubro, na cidade de Jundiaí.