Piracicaba ganhou a 6ª etapa do JORI 2019 e o 16º título nos Jogos Estaduais do Idoso SP

Delegação de Piracicaba no final da 6ª etapa do JORI 2019, em Lençóis Paulista. Foto: Imprensa/PMLP
Delegação de Piracicaba no final da 6ª etapa do JORI 2019, em Lençóis Paulista. Foto: Imprensa/PMLP

A cidade de Piracicaba foi a campeã da 6ª etapa do JORI 2019, encerrada na manhã do domingo 22 de setembro de 2019, no município de Lençóis Paulista, que sediou pela quarta vez uma etapa dos Jogos Regionais do Idoso de São Paulo.

O primeiro lugar na classificação geral foi com o placar geral final de 195 pontos, sendo 88 no feminino, 76 no masculino e 31 nas provas mistas.

A delegação piracicabana participou dessa etapa dos 23º Jogos Regionais do Idoso de São Paulo com 150 pessoas, sendo 135 atletas idosos. Ganharam 11 medalhas de ouro, nas 14 modalidades disputadas: Damas Feminino; Damas Masculino; Xadrez Masculino; Xadrez Feminino; Natação Feminino; Natação Masculino; Tênis de Campo 60 e 70 Feminino; Tênis de Campo 60 e 70 Masculino.

O sucesso da representação de Piracicaba nos JORI vai além do bom desempenho dos seus integrantes.  Ter Piracicaba no alto do pódio é fruto de uma política pública premeditada, que vem sendo construída há duas décadas na cidade, com apoio de políticos locais, capitaneada pela Profª Marlene de Lima, uma ex-atleta profissional de atletismo, que se transformou numa referência nas competições dos idosos.

Dias antes da 6ª etapa do JORI 2019, em Lençóis Paulista, a Profª. Marlene de Lima concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal da 3ª Idade, explicando exatamente como vem se dando esse trabalho de políticas para o esporte, em Piracicaba.

Profª Marlene de Lima, coordenadora de Esportes com a Terceira Idade, em Piracicaba, sendo homenageada na Assembleia Legislativa de SP, no dia 30 de agosto de 2019, na solenidade que destacou inúmeros atletas pela sua contribuição aos Esportes e a formação de novos atletas. Foto: Imprensa/Alesp

Jornal da 3ª Idade – Quantos campeonatos Piracicaba já ganhou focando nas disputas com equipes de terceira idade?

Profª Marlene de Lima, coordenadora da delegação de Piracicaba no JORI- Após 22 anos de participação nos Jogos Regionais e Estaduais do Idoso, conquistamos com muito trabalho e dedicação uma posição de honra no cenário estadual. Na fase Regional foram 15 títulos de Campeã Geral, 3 título como  Vice-Campeã, 1 Terceiro Lugar. Os Jogos Estaduais começaram a entregar premiação a partir de 2006, portanto em 13 Edições, conquistamos 7 pódios como Campeã Geral, 2 vezes como Vice-Campeã e 1 terceiro lugar.

Jornal da 3ª Idade – Os piracicabanos gostam de esportes, isso justifica essa tendência de querer se manter ativo, mesmo depois de idosos?

Profª Marlene de Lima, coordenadora da delegação de Piracicaba no JORI – O motivo de manter atletas motivados e preparados para competições está na vocação esportiva da cidade. Piracicaba produziu grandes ídolos de vários esportes das décadas de 1950 até os dias atuais, no Basquetebol, no Futebol, no Atletismo,  na Natação. São muitos anos com a população sabendo dos destaques da cidade em diferentes modalidades. Isso também estimula.

Jornal da 3ª Idade  Como a Prefeitura, ao longo dos últimos anos, tem colaborado para manter o nome da cidade no pódio? A cidade realmente investe nos esportes para a terceira idade?

Profª Marlene de Lima, coordenadora da delegação de Piracicaba no JORI – A Prefeitura do Município vem mantendo políticas públicas que oferecem atividades de  Esportes e lazer para todos os segmentos. Com os idosos especificamente,a cidade começou antes de surgir o JORI, em 1986 com turmas indo para as quadras, para as pistas e piscinas. Em 1991 lançamos os Jogos Municipais da Terceira Idade, que atualmente têm a  denominação de Olimpíada Municipal da Terceira Idade, com 28 anos ininterruptos, mesmo com as mudanças de governos. Nos dias atuais oferecemos vários polos de atividades de treinamentos, sempre em parceria e através da Lei de Chamamento Público Esporte para Terceira Idade, recebemos recursos e com isso continuamos com expectativas de grandes conquistas em 2019.

Jornal da 3ª Idade – E a sua dedicação na organização da representação de Piracicaba começa quando?

Profª Marlene de Lima, coordenadora da delegação de Piracicaba no JORI  – Estou na gestão do JORI de Piracicaba desde 1997, desde  o início, antes como funcionária pública e depois de aposentadoria fui convidada a continuar. Com muita honra faço o meu trabalho. Pratiquei esporte, modalidade atletismo, na juventude nos anos de 1975 a 1978. Conquistei títulos importantes, como Troféu Brasil, Jogos Universitários Brasileiro e  Campeonato Paulista, entre outros. Cursei Faculdade de Educação Física com bolsa de estudos e trabalho na área há 44 anos. Acredito que o meu envolvimento com o esporte, o trabalho que desenvolvo próximo das autoridades, a visibilidade das conquistas, tudo colabora muito nessa longevidade de destaques, nos Jogos Regionais e Estaduais do Idoso.