Promoção de Saúde da Pessoa Idosa é tema de evento na Santa Casa de SP 15/10

O simpósio Promoção de Saúde da Pessoa Idosa- Desafios da Atualidade está marcado para a próxima terça-feira, dia 15 de outubro, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, na Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 61 9º andar, sala 27.

O evento é voltado para profissionais e estudantes interessados no envelhecimento e saúde do idoso e comunidade interessada na temática. Não existe necessidade de inscrição prévia.

A coordenação é da Prof.ª Me. Rosemeire dos Santos Vieira e a organização da enfermeira Vanessa Vieira Hornink.

Programação

8:30hrs as 9:30hrs-  A Família e o abandono da Pessoa Idosa

Angelo Santos Almeida
Psicólogo –Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Educacional. Atua no Terceiro Setor com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social (Proteção Social Especial de alta complexidade); Voluntário do programa de combate à violência contra a mulher “E agora José?” e trabalha como psicólogo num Centro de Acolhida Especial para Pessoas Idosas.

10hrs as 11hrs Seguridade Social e Políticas Públicas do Idoso

Nivaldo Carneiro Júnior
Doutor em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Barcelona e Universidade Católica de Santos.
Médico sanitarista da Prefeitura Municipal de São Paulo, professor assistente da Faculdade de Medicina do ABC e professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atua na área de Saúde Coletiva – Política, Planejamento e Gestão em Saúde, principalmente nos seguintes temas: atenção
primária à saúde, gestão de políticas públicas equânimes, exclusão social e iniquidades em saúde, imigração e saúde, metropolização e saúde, modelos de gestão em saúde.

11hrs as 12hrs – Assistência Social e Saúde do Idoso

Luci Mary dos Santos
Bacharel em Serviço Sociall; Especialista em Gerontologia; Membro do Coletivo Envelhecer; Membro da Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – RPDI e Trabalhadora do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado S. Paulo – SINSSP

Maria Francisca Pereira Dantas
Bacharel em Serviço Social – Faculdades Metropolitanas Unidas; Assistente Social na Casa da Terceira Idade Tereza Bugolim; Membro fundador do Coletivo Envelhecer de São Paulo;

13:30 hs as 16:30hs- Ação de Saúde para Idosos na Comunidade
Centro de Acolhida Especial para Idosos – Av. São João, 1214