Dezembro Laranja 2019 faz em 7/12 dia da Campanha de Prevenção Câncer de Pele

No dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele em todo o Brasil. Na data, cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizam consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento. A ação do ano passado resultou em 26.161 mil atendimentos, sendo 3.852 casos de câncer da pele identificados, entre carcinoma basocelular (2.765); carcinoma espinocelular (724) e melanoma (363).

Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Em 2019, a previsão é de que 30 mil pessoas passem pela consulta. Para a SBD, a data é mais uma oportunidade para conscientizar a população quanto à importância da identificação precoce do câncer da pele e da implementação diária de medidas fotoprotetoras. A ação faz parte do #DezembroLaranja, mês de prevenção ao câncer da pele.

Câncer de pele

O câncer de pele raramente causa sintomas incômodos até as lesões se tornarem muito grandes, podendo coçar, sangrar ou mesmo apresentar intensa dor, mas normalmente são visíveis e podem ser sentidas muito antes de chegar a este ponto.

O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população – cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.

O dermatologista está na linha de frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do problema.

Para ter acesso atodos os locais de atendimento, basta acessar:

http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/