Governador João Dória se irrita com protestos e vai embora sem falar com o público do JORI

Protesto contra o Governador Jõao Dória o irritae ele abanadona a ccerimônia,, sem falar com as pessoas do evento. foto: jornal3idade.com..br
Protesto contra o Governador Jõao Dória o irritae ele abanadona a ccerimônia,, sem falar com as pessoas do evento. foto: jornal3idade.com..br

A última etapa dos 23º Jogos Regionais dos Idosos que teve início ontem, na cidade de Jundiaí  deveria ter sido um marco para o atual governo estadual,  na relação com os idosos dos grupos de esportes adaptados, que na atual gestão viram o maior evento esportivo da terceira idade perder prestígio político.

Alegres, divertidos e com vontade de competir, no melhor significado que se pode dar a palavra, eles são exatamente o símbolo daqueles idosos que os professores e palestrantes falam nas suas teses, nos seus estudos (mas que eles mesmos não prestigiam em ir assistir). Muitos mais cordatos do que poderiam ser, por tudo que já viram de política na vida, a maioria continua querendo deixar de ser enxergada só no período eleitoral. A  maioria pretende ver no orçamento do Estado mais incentivo as práticas esportivas.

Se nas cidades tivermos mais idosos fazendo esportes e envelhecendo com mais qualidade de vida, certamente, teremos mais jovens e crianças entendendo que envelhecer é um processo natural, que todos irão vivenciar. A comparação de uma avó doente de um conhecido, com a sua cuidando da saúde e cheia de planos, muda a concepção de vida de uma pessoa jovem, para sempre.

O protesto

O governador chegou sem muito alarde e somente depois de mais de 20 minutos na  “arquibancada de honra” foi anunciada a sua presença. Esperava-se que ele falasse naquele  momento, afinal  a cerimônia do  primeiro dia do JORI que  tradicionalmente  é aberta as 14 horas, para depois ser  seguida das provas de coreografia, foi invertida devido a sua  presença. Passava das 19h40 quando após seu nome veio uma vaia localizada de um  grupo, que foi seguida por  poucos presentes.

Quando o locutor oficial passou a anunciar  a entrada da bandeira, o grupo de protestantes  formado por professores da Apeoesp local e membros da Associação do Jardim Novo Horizonte de Jundiaí, empunharam faixas e cartazes. Segundo eles, queriam protestar contra as atitudes da Polícia Militar, em Paraisópolis

O público não aceitou o protesto atrasando ainda mais a cerimônia de abertura, mas muitas  pessoas disseram que discordavam dele por ser  dentro do ginásio,  que deveria ter sido feito na chegada dele, antes da entrada no recinto fechado.

Saída ‘ à francesa”

Sem usar o microfone e sem fazer qualquer saudação ao público, o governador João Doria saiu “à francesa”. Os anúncios esperados ficaram sem ser feitos. Uma das novidades era a alteração do nome de  JORI para Jogos da Melhor Idade que ele iria explicar. Coube a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes  pedir para o cerimonial contar e assim tornar oficial. O que vem atrás da mudança, além da “placa sob nova direção” todos ficaram  sem saber.