Pessoas aposentadas que recebem o salário mínimo terão reajuste menor que as demais

Foto: Gerd Altmann/ Pixabay
Foto: Gerd Altmann/ Pixabay

As pessoas aposentadas e pensionistas que recebem o valor do salário mínimo terão em 2020 um reajuste menor que os demais segurados do INSS.

Enquanto a correção do mínimo nacional foi estipulada em 4,1%, com a medida provisória da Presidência da República, passando de R$ 998,00 para R$ 1.039,00,  o reajuste das pensões maiores ficou em 4,48%, segundo o INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor, divulgado na sexta-feira passada (10/1), pelo IBGE.

Como o índice foi estipulado por medida provisória, antes mesmo do anúncio oficial do IBGE, dos índices fechados de inflação de 2019, será preciso a anuência do Congresso Nacional.

Inflação da terceira idade superou o índice geral no 4º trimestre de 2019

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IPC-3i, o índice que mede a variação de preços ao consumidor da  cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, registrou no quarto trimestre de 2019, variação de 1,19%.

O índice pesquisa a evolução média dos preços para famílias compostas por, pelo menos, 50% de idosos e cuja renda esteja entre 1 e 33 salários mínimos. A pesquisa é feita em sete cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.