Oficina de Estamparia Africana com Adinkras e a sua ancestralidade no SESC Bom Retiro, grátis

Adinkras. foto: divulgação
Adinkras. foto: divulgação

Adinkras: ancestralidade na estamparia africana, com a  artista visual Adriana Amaral, é a oficina gratuita que o Sesc Bom Retiro, na Região Centro da Capital, em São Paulo, agendou para os dias 14 e 21 de fevereiro, das 14h30 às 16 horas.

Nesta oficina o público entrará em contato com referências da estamparia africana, a partir das características e singularidades de algumas etnias, conhecendo um pouco da estamparia e padrões gráficos presentes no Mali, Burkina Faso e Gana. A estamparia block printing, parte da referência de processos artesanais de criar estampas por meio da organização e repetição de padrões em tecido, utilizando carimbos em matriz de madeira, presentes em várias culturas que mantem esse tipo de conhecimento ancestral. Nesta oficina, o público também entrará em contato com referências da estamparia africana, a partir das características e singularidades de algumas etnias, conhecendo um pouco da estamparia e padrões gráficos presentes no Mali, Burkina Faso e Gana.

Adriana Amaral é artista visual, graduada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e professora de artes visuais na EMIA-SP. Seu trabalho transita pela linguagem gráfica, envolvendo desenho, gravura, fotografia e vídeo. Atualmente tem investigado processos de estamparia artesanal- principalmente os de matrizes africanas – pesquisando a partir da criação de cadernos de estampas. A encadernação e publicação de livros artesanais tem possibilitado a construção de seus trabalhos poéticos.

Sesc Bom Retiro –  Inscrições presenciais na Central de Atendimento a partir de 4/2.

Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro
(11) 3332-3600