Fórum do Idoso da Região Centro, capital SP, aprovou calendário do 1º semestre de 2020

Primeiro encontro do Fórum de 2020, excepcionalmente realizado na Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Jornal da 3ª Idade

O Fórum Permanente de Políticas Públicas Para Pessoas Idosas da Região Centro, da Capital, em São Paulo, aprovou seu calendário do  primeiro semestre  de 2020, para as reuniões mensais que realiza, sempre na última sexta-feira do mês, na sede da Subprefeitura da Sé.

Foi deliberado também que a coordenação de organização de cada encontro, que nos últimos três anos esteve com Cida Costa, representante da Região Centro na executiva do GCMI, será exercida mensalmente de forma rotativa.

Em fevereiro não  haverá encontro em função do Carnaval.

Em março 27/3 a pauta será: a Eleição do GCMI-Grande Conselho Municipal do Idoso que será em agosto e o Projeto de lei para a Feira da Cidadania entrar no calendário oficial da cidade. A coordenação no mês de março estará a cargo de Olga Quiroga, coordenadora do GARMIC – Grupo de Articulação para Moradia do Idoso na Capital, com sede no Largo São Francisco.

Em abril 24/4 a pauta será: apresentação das Deliberações da Conferência Municipal da Pessoa Idosa da Capital, avaliação do que já foi encaminhando para implantação e o que entrou no Plano de Metas da cidade em 2020. A coordenação no mês de abril estará a cargo de Herminia Brandão, editora do Jornal da 3ª Idade.

Em maio 29/5 a pauta será: a Pessoa Idosa que Mora Sozinha, as dificuldades, as necessidades e o que o poder público municipal tem feito em prol desse segmento da população da capital. A coordenação no mês de maio será de Antônio Mariano, conselheiro do GCMI pelo Centro.

Em junho 26/6 a pauta será:  a Violência contra a Pessoa Idosa na cidade de São Paulo. A coordenação no mês de maio ainda não foi definida.

2º Seminário Intersetorial de Políticas para os Idosos no Centro

Nesse primeiro encontro do Fórum Centro de 2020 foi debatida a proposta da realização, em agosto de 2020, de um segundo Seminário Intersetorial de Políticas para os Idosos no Centro, nos moldes do realizado nos dias 27 e 28 de outubro de 2015, com a participação de representantes de todas as secretarias municipais e entidades da região.

O Fórum Permanente de Políticas Públicas Para Pessoas Idosas da Região Centro e a Feira da Cidadania nasceram nesse Seminário. 

A ideia é avaliar as demais propostas tiradas naquele encontro e saber quais foram realizadas.

Leia reportagens do Seminário de 2015