Secretaria Nacional da Pessoa Idosa faz hoje reunião adiada sobre Conferência Nacional

Acontece hoje em Brasília, na Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) um encontro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com os  Presidentes dos Conselhos Estaduais.

A reunião, que estava anteriormente marcada para o dia 10/2, é uma continuidade do chamado “Encontro Técnico” de 5 de dezembro de 2019, ocasião quando o Secretário Nacional  de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Toninho Costa informou a disposição do governo federal de realizar a 5ª CNDPI, em outubro de 2020, mediante mudanças que alteram muito a forma como foi trabalhada as conferências estaduais e municipais.

O governo federal alegando falta de recursos propôs, entre outros argumentos rejeitados pelos  presidentes  de conselhos, a redução drástica do número de delegados, em cada Estado.

Foi criado um grupo de trabalho de presidentes de Conselhos Estaduais, liderados pela presidente do CEI do Rio Grande do Sul, Jussara Rauth que ficou encarregado de apresentar uma proposta para o governo federal.

Mais uma surpresa

Na segunda-feira passada, data em que tinha sido marcada a reunião com os presidentes de conselhos estaduais e adiada para hoje, o Ministério mandou publicar a Portaria 150, constituindo a Comissão Organizadora da 5a CNDPI.