Governador Cancela os Jogos da Melhor Idade de São Paulo devido a Pandemia do Covid-19

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo anunciou o cancelamento do JOMI – Jogos da Melhor Idade que deveriam começar no mês que vem, no município de Casa Branca e que seriam realizados até junho, quando a final seria na cidade de Itatiba.

Em cumprimento ao Decreto 64.862 publicado ontem, sábado 14 de março de 2020, no Diário Oficial do Estado pelo Governador João Dória e por todos os secretários estaduais, que determina a suspensão de eventos estaduais com público superior a 500 pessoas, a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo informa que estão suspensos os Jogos da Melhor Idade nas oito Regiões Esportivas do Estado por tempo indeterminado, tendo em vista a pandemia do Covid-19 (novo coronavírus).
As novas datas serão divulgadas de acordo com orientações posteriores da Secretaria da Saúde do Estado, bem como do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo.

O JOMI

Os Jogos Regionais  da Melhor Idade, nova denominação dada pelo Governador João Doria ao antigo JORI- Jogos Regionais dos Idosos, vem enfrentando problemas desde o começo do Governo Dória. Logo após a  posse da nova gestão durante semanas comentários aventavam sobre a possibilidade do seu cancelamento.

As mudanças envolvendo a saída dos jogos do FUSS- Fundo Social de São Paulo  antigo FUSSESP-Fundo Social de Solidariedade, denominação do gabinete da primeira dama, desde o Governo Montoro) também abalou muito o apoio político regional dos torneios. No Interior os grupos de eerceira idade que disputam as modalidades se desenvolvem com ao poio das esposas dos prefeitos, quase todas presidentes dos Fundos Sociais locais. Sem o apoio político que o FUSSESP dava no passado, o trabalho ficou mais difícil, principalmente nos municípios pequenos.

A mudança do nome de JORI para JOMI causou uma certa confusão. JOMI é  a denominação tradicional dos jogos municipais dos idosos de várias cidades. Então hoje quando fala JOMI a pergunta é se o municipal ou estadual. E a resposta quase sempre é “estou falando do JORI mesmo”.

O anúncio oficial do JOMI era para ser feito pelo Governador João Doria na final do JORI 2019, na cidade de Jundiaí, quando ele falaria dos novos projetos de esportes para São Paulo. O governnador acabou indo embora sem fazer seu discurso, irritado com as manifestações de  professores da cidade.

Agora a necessidade de cancelamento em função da pandemia do COVID-19.

Importante que o restabelecimento dos jogos ocorra ainda esse ano e com o apoio político que merece.

Esporte é saúde. Idosos que praticam esporte e atividades físicas ficam menos doentes e são muito mais sociáveis.