Centro de Referência do Idoso do Centro, na Capital em SP, suspende atividades em 23/3

O Centro de Referência da Cidadania do Idoso, órgão da Prefeitura de São Paulo que é administrado pela CROPH- Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana, que atende mais de 300 idosos por dia, no Centro da Capital, fecha temporariamente a partir da próxima segunda-feira, 23 de março.

A determinação faz parte do conjunto de medidas tomadas pela SMADS-Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para evitar a proliferação do coronavírus Covid-19 na cidade.

Todas as prestações de serviços aos idosos pela SMADS foram alterados. O município dispõe de 126 serviços com 14.172 vagas para a população idosa, sendo sete Centros de Acolhida Especiais para Idosos em situação de rua, com 702 vagas; 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 480 vagas; 16 Centros Dia para Idosos, com 480 vagas; 88 Núcleos de Convivência de Idoso (NCI), com 12.110 vagas e 1 Centro de Referência da Cidadania do Idoso, com 400 vagas.

Serviços que fecham

CCINTER – Centros de Convivência Intergeracional = são 15 na cidade que oferecem atividades socioeducativas para crianças, jovens adultos e idosos, com o objetivo de promover a interação entre as diferentes gerações. Eles fecham suas atividades temporariamente na próxima segunda-feira, dia 23 de março.

NCI -Núcleos de Convivência de Idosos= São 88 espalhados pelas regiões da cidade que oferecem atividades para 200 idosos, cada um. Eles deverão suspender todas as atividades coletivas e permanecer abertos para receber os atendidos que eventualmente não tenham como ficar em casa. Os que comparecem ao serviço deverão ser orientados quanto às questões de higiene. Para que não haja isolamento social, as visitas domiciliares dos NCI devem ser mantidas, com os visitadores usando máscaras, luvas e mantendo hábitos de higiene e orientando os idosos.

Serviços abertos com restrições de cuidados

CDI- Os Centros Dia para Idoso devem manter suas atividades, ficando suspensas todas as atividades coletivas.

Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa

Centros de Acolhida Especial para Idosos-

ILPI– Instituições de Longa Permanência para Idosos

SEAS– Serviços Especializado em Abordagem às Pessoas em Situação de Rua, que a equipes deste serviço deverão reforçar orientações referentes à higiene pessoal e encaminhamentos de pessoas em situação de rua à rede de acolhimento.

Os encaminhamentos podem ser feitos por meio do Centro Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), por meio de abordagens realizadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e procura espontânea.

Em caso de suspeita ou confirmação de contaminação em serviços de alta complexidade, o/a acolhido/a deverá ser transferido/a para um quarto separado.