CCI de Itupeva oferece palestra sobre Quedas e Cuidados com Idosos

A gerontologa Sabdra Regina Gomes. Foto: Francisco Pinheiro/SEME
A gerontologa Sabdra Regina Gomes. Foto: Francisco Pinheiro/SEME
A gerontologa Sabdra Regina Gomes. Foto: Francisco Pinheiro/SEME

Na próxima terça-feira dia 20 de julho, a gerontóloga Sandra Regina Gomes fará uma palestra, aberta ao público, com o tema Com o Maior Cuidado e Segurança Viária para idosos, no Centro de Convivência do Idoso de Itupeva, cidade distante 70 quilômetros da Capital de São Paulo.

Dicas de cuidados para manter a segurança em casa

Sala: O mais recomendado é que não haja tapetes, mas, se houver, que sejam presos ao chão. Cadeiras e poltronas devem ter apoio de braços e costas, com um assento firme que não afunde. Portas de correr devem ter as guias embutidas no chão para evitar o degrau e janelas de correr também são mais recomendadas.

Quarto: O recomendado é que a cama esteja entre 45 e 50cm de altura do chão. O colchão não deve afundar e a roupa de cama deve ser leve. A distribuição dos móveis precisa permitir a movimentação livre com andador, bengala ou muleta. A roupa no armário deve estar acessível.

Banheiro: O piso deve ser antiderrapante e é importante que a porta possa ser destravada por fora. Também é útil colocar barras de apoio no vaso sanitário e na pia. Já banheiras não são recomendadas.

Cozinha: A distribuição dos móveis em forma de L permite ter sempre um ponto de apoio enquanto se movimenta. Não se deve utilizar bancos para alcançar lugares altos, o que for mais utilizado deve ficar ao alcance da mão.

Palestra Com o Maior Cuidado e Segurança Viária para idosos

Palestrante: gerontóloga Sandra Regina Gomes

Data:      segunda-feira dia 20 de julho das 14:00 às 18:00 horas

Local: Centro de Convivência do Idoso “Antônio de Freitas Oliveira”

Rua Hermenegildo Baston s/n – Jardim Tuiuti – Itupeva – SP

Informações: 4496-5697