RPDI de São Paulo divulgou texto pelo Dia Mundial Contra Violência aos Idosos

A RPDI – Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, um espaço coletivo de discussão e elaboração de propostas sobre políticas públicas, que reúne representantes de dezenas de serviços para os idosos, no Centro de São Paulo, divulgou um cartaz para marcar presença nas ações do 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

15 de junho – Dia Mundial

O dia 15 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, pela ONU- Organização das Nações Unidas e a OMS- Organização Mundial de Saúde.

O objetivo foi criar uma data para sensibilizar a sociedade de todos os países a elaborarem campanhas de combate à violência contra idosos.

A data também pretende disseminar o entendimento de que a violência contra os idosos também é uma violação aos direitos humanos.

No Brasil o governo federal tem o serviço do Disque 100 para acolher denúncias de violência contra pessoas idosas. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal Disque 100 ou pelo endereço eletrônico Disque Denúncia