Curta-metragem de grupo de atores idosos de SP é finalista em festival de cinema nos EUA

O curta-metragem Believe do grupo Delirivm Teatro de Dança, formado por idosos da cidade de São Simão, no Interior de São Paulo, foi selecionado para “The Accolade Global Film Competition”, um renomado festival que acontecerá nos EUA, nos dias 25 e 26 de agosto. Estarão participando da competição, na Califórnia trabalhos de mais de 60 países.

A Accolade foi criada em 2003 para oferecer oportunidade para  talentosos diretores, produtores, atores e equipes criativas que estão fora da mídia tradicional do mercado cinematográfico, abrindo portas para as suas realizações. Líder no setor de competições de filmes virtuais, atrai empresas poderosas, novos e talentosos cineastas, interessados no que não aparece nos festivais tradicionais de cinema. 

Um diferencial da Accolade é que os trabalhos inscritos não obedecem ao rigor de terem sido produzidos no ano anterior, como acontece na maioria dos certames do setor. Podem se inscrever trabalhos feitos antes, ainda inéditos nesta competição.

Believe 

Believe, dirigido pelo diretor João Butoh da Ogawa Butoh Center, foi produzido para o “Projeto 200 Vozes” da Visiting Arts, como parte dos eventos culturais dos Jogos Olímpicos de Londres. O maior evento esportivo do mundo de 2012, propunha para artistas de todos os países refletirem como era viver e trabalhar no seu país no século 21.

Naquele ano, as imagens do grupo de teatro de idosos simonense Delirivm Teatro de Dança foi veiculada por meio de vários pontos de mídia digital na capital inglesa. Vários telões foram instalados e distribuídos por toda região metropolitana de Londres, desde pontos de ônibus, aeroporto, estação de trem, no metrô, nos ônibus, Shopping Center. Foram mais de 3000 pontos digitais segundo a “Visiting Arts”, onde também foi veiculada a programação dos Jogos Olímpicos entre outros informes.

O Grupo Delirivm participou do projeto sendo um dos 200 grupos artísticos do “200 vozes” por meio deste curta- metragem. Em Believe os integrantes enviam uma mensagem de otimismo aos habitantes do planeta, aos moradores londrinos e aos visitantes durante o período dos Jogos Olímpicos. Agora este curta metragem está participando de festivais de cinema, aumentando a visibilidade deste trabalho e do Grupo Delirivm teatro de Dança.

O grupo Delirivm Teatro de Dança é coordenado pelo ator, coreógrafo e diretor de teatro, João Roberto de Souza, que adotou artisticamente o nome de João Butoh, exatamente por ser o nome mais destacado, na América Latina, na arte do Butoh, o estilo de dança criado no pós-guerra no Japão  que ganhou o mundo na década de 1970. O grupo foi fundado em 1986 na cidade de São Simão, no Interior de São Paulo e seus membros também são ativistas do Fórum dos Direitos do Idoso de São Simão.