Último dia para fazer cadastro como eleitor virtual para o Conselho Municipal do Idoso de São Paulo

Hoje, 20 de novembro de 2020, é o último dia para a inscrição das pessoas interessas em participar como eleitoras virtuais na eleição do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, marcada para dezembro.

Esta inscrição é para quem vai votar online, pelo computador ou celular ou tablet. Para se inscrever é preciso preencher um questionário, até às 23 horas e 50 minutos.

Quem não fizer a inscrição até hoje, poderá votar no dia, mas só presencial, em postos da sua Região. O voto online foi disponibilizado desta vez, por conta da pandemia. Uma empresa foi especialmente contratada pela Prefeitura para fazer a apuração virtual.

Para se inscrever como candidato ou candidata ao Conselho

Para ser candidato ou candidata ao GCMI é preciso ser pessoa idosa, o que significa ter no mínimo 60 anos de idade já completados ou com aniversário até a data da eleição (em 5/11).  É preciso ser residente na cidade de São Paulo e ter documento que comprove. Pode ser estrangeiro, desde que demonstre residir na cidade de São Paulo.

As pessoas interessadas em participar do Conselho Municipal do Idoso deverão se inscrever, exclusivamente de forma digital, através do Formulário de Inscrição do Google

Para concluir a inscrição é necessário enviar um e-mail para o GCMI, indicando como assunto Ser Candidato e encaminhar documentos de identificação com foto e data de nascimento e também um comprovante de endereço. É pelo endereço residencial que  é feita a comprovação da Região a qual a candidatura pertence.

Representação no GCMI

As eleições para escolher os conselheiros para o GCMI serão realizadas considerando as cinco macrorregiões da cidade de São Paulo: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. Cada macrorregião elegerá nove representantes, sendo que os 6 mais votados serão titulares e os outros 3 suplentes. No total serão 45 conselheiros da sociedade civil.

Quem for votar só poderá fazer uma escolha por Região e uma única vez. Assim, não é permitido se deslocar para diferentes pontos de votação.

Macrorregiões por Subprefeitura

Região Norte 

abrange as seguintes Subprefeituras: Santana/Tucuruvi, Tremembé/Jaçanã, Vila Maria/Vila Guilherme, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia do ó/Brasilândia, Perus, Pirituba/Jaraguá;

Região Sul

abrange as seguintes Subprefeituras: Ipiranga, Jabaquara, Vila Mariana, Campo Limpo, Cidade Ademar, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro e Capela do Socorro;

Região Leste

abrange as seguintes Subprefeituras: Aricanduva/Vila Formosa/Carrão, Mooca, Penha, Vila Prudente, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista;

Região Oeste

abrange as Subprefeituras de Butantã, Lapa e Pinheiros;

Região Centro

abrangerá a Subprefeitura da Sé.

Datas das reuniões virtuais que vão apresentar os candidatos por Macrorregião

Regimento Interno das Eleições do GCMI em 2020

Cartaz da Eleição do GCMI em 2020

Folheto da Eleição do GCMI em 2020