Artistas da TV com mais de 90 anos tomaram vacina no último final de semana agradecendo ao SUS e conclamando idosos a se imunizarem

Vários artistas famosos do teatro e da TV, com mais de 90 anos, tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19, no último final de semana (6/2). Aproveitando a exposição, declararam no momento seus agradecimentos aos cientistas, ao SUS (Sistema Único de Saúde) e conclamaram os idosos a se imunizarem. 

O Estado de São Paulo tem 206 mil idosos com 90 anos e mais, segundo projeções do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, para 2020. O grupo etário representa um dos menores no conjunto da população do país, mas é o que mais exige internações, e tem a maior taxa de mortalidade após a contaminação da COVID19. Na faixa dos 85 a 89 anos são 309 mil pessoas. 

Elza Soares, 90 anos

A cantora Elza Soares postou no seu Instagram a foto do momento da vacinação, segurando a bandeira do Brasil, e escreveu uma carta celebrando a vitória da ciência. 

V.A.C.I.N.A.D.A. Com o coração cheio de esperanças, o braço pronto para receber a vacina em prevenção ao coronavírus, a bandeira do meu Brasil nas mãos, o pensamento em cada brasileiro que ainda aguarda sua vez de chegar e sem furar a fila da vacinação. Precisamos imunizar toda a nossa população. Nossa gente merece ter o mesmo direito à vida que qualquer um de nós.

Estou aqui para comemorar esse feito da ciência, que menos de um ano depois do decreto de pandemia pela OMS [Organização Mundial da Saúde], nos presenteia com a vacina para uma doença antes desconhecida, desafiadora e que ceifou a vida de tanta gente. A ciência venceu o medo, o negacionismo e a desinformação.

Agradeço aos cientistas, profissionais da saúde e servidores públicos que trabalharam nessa conquista.

Vou carregar pra sempre comigo essa foto maaaara, feita pela Denise Ricardo do momento em que uma seringa cheia de esperança rompeu a pele do meu braço e fez correr vida em meu sangue, pelas mãos abençoadas de um profissional da saúde, finalizou Elza Soares.

Lima Duarte, 90 anos

O ator Lima Duarte recebeu a vacina em Indaiatuba, no interior de São Paulo. 

Tantas coisas eu passei ao longo dos meus quase 91 anos. Batalhas pessoais e profissionais, período de ditadura e repressão, e o mais recente: o isolamento e a luta pela vida diante de um inimigo invisível aos nossos olhos. Estamos tendo a oportunidade de ter a esperança de um recomeço e de dias melhores. Espero que essa esperança possa ser para todos, disse o ator mineiro.

Fernanda Montenegro, 91 anos

A atriz Fernanda Montenegro compartilhou na sua rede social um vídeo do momento em que foi vacinada e agradeceu aos pesquisadores e ao sistema público de saúde. 

Meu agradecimento à Fiocruz e seus pesquisadores incansáveis, ao SUS e seus colaboradores, aos postos de saúde da prefeitura do Rio de Janeiro. Obrigada a todos os envolvidos, disse a Fernandona (como é chamada)

Laura Cardoso, 93 anos

A atriz Laura Cardoso apareceu no perfil da Central Laura Cardoso, no Intagram, numa foto ao lado do neto, exibindo seu cartão da campanha de combate à COVID-19. 

Voltar para casa, continuar a vida mais segura – apesar de ser a primeira dose – e continuar com os cuidados que o pessoal da saúde pede. Por favor não deixem de se vacinar, disse a atriz que na reprise da novela Flor do Caribe, na Tv Globo.

Centro de Contingência do Coronavírus, de SP diz idosos são prioridade

 O coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, durante entrevista coletiva para a CNN Brasil pediu paciência da população em relação ao calendário da vacinação e disse que a prioridade agora deve ser dada aos idosos.

Quando a gente aumenta muito o leque de pessoas que são priorizadas para serem vacinadas, nós diminuímos a velocidade da vacinação dos idosos. Nós precisamos ter um pouco de paciência com isso. Não vamos colocar outras profissões e atividades enquanto não vacinarem os idosos, disse o médico gaúcho.