Elzie Mariano ex-presidente do GCMI morreu em 2020, informação só agora tornada pública

Elzie Maria Mariano, 93 anos, presidente do GCMI 1992/1993.Foto: jornal3idade.com.br
Elzie Maria Mariano, fotografada em 2017, quando estava com 93 anos, para a reportagem sobre a história do GCMI.Ela faleceu em agosto de 2020, mas só no começo de 2021 a notícia se tornou-pública. Foto: jornal3idade.com.br

É com pesar que o Jornal da 3ª Idade noticia o falecimento de Elzie Maria Mariano, ex-presidente do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, ocorrido em agosto do ano passado, quando ela estava com 98 anos, mas somente agora tornado público.

Elzie – como sempre foi tratada por todos -era vice-presidente do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso em 1992, quando a presidente era Edith Moura Silveira, que ficou doente e se licenciou no final do primeiro semestre daquele ano. Foi assim que ela se tornou presidente do GCMI até o termino do mandado daquela gestão, em 1993.

Elzie, foi também, fundadora do 1º Fórum Regional do Cidadão Idoso, na cidade de São Paulo, em 1996. Ela junto com a assistente social Maria Alice Nelli Machado, na época funcionaria da Prefeitura de São Paulo, criou o primeiro Fórum da Vila Mariana, bairro onde ambas moravam, abrindo espaço para a criação do movimento dos Fóruns da Capital.

Nascida em Rio Claro, no Interior de São Paulo, de uma família simples, trabalhou muito por mais de cinco décadas para ajudar o marido a formar a formar a família. Não conseguiu ter uma boa educação formal, mas se considerava uma pessoa experiente. Fui formada pela universidade da vida, disse em várias ocasiões em falou com o Jornal da 3ª Idade.

A criação do Interfórum, um colegiado unindo todos os Fóruns do Cidadão Idoso espalhados pela Capital, foi o seu projeto mais querido. Ela e a assistente social Maria Cecília Teodoro Sanches  (que até hoje é uma das coordenadoras do Fórum do Idoso Colegiado Leste) trabalharam muito para abrir esse espaço de representação do movimento social.

Elzie teve cinco filhos, que lhe deram 7 netos e 5 bisnetos.

Depoimentos sobre Elzie Maria Mariano

Na luta pelos direitos dos idoso Elzie, a partir do final dos anos 90, foi uma figura fundamental na construção dos fóruns do cidadão idoso na cidade de São Paulo. Com ela fundamos o primeiro Fórum do Cidadão Idoso, na Vila Mariana, que foi o embrião dos 21 fóruns que chegaram a ser criados. Partilhamos tantas e importantes lutas, que não é possível pensar nas conquistas desse segmento, sem lembrar dela. Obrigada querida amiga por tantos anos de companheirismo e amizadeMaria Alice Nelli Machado

A Idosa Elzie foi uma das pioneiras na construção do movimento de idosos na cidade de São Paulo. Sua atuação começou na Zona Sul, onde residia e foi fonte de inspiração para a criação do primeiro Fórum do Cidadão Idoso do Centro. Ela apoiou muitos projetos inéditos, como o Casa Lar e Convivência São Vicente de Paula, o primeiro serviço na área da assistência social baseado na co-gestão e que tinha como alvo idosos em situação de rua. Elzie e Inês juntas (outra ex-presidente do GCMI já falecida) sempre iam à Região centro, nos apoiar e esclarecer. Estiveram muitas vezes na Casa Lar, na Rua Conselheiro Nébias, que foi o primeiro ponto do qual se criou o GARMIC- Grupo de Articulação Para Moradia de Idoso na Capital. Elzie era incansável. Déborah Sztulman, assistente social na Prefeitura de São Paulo.

Elzie Mariano foi uma importante mulher e liderança, daquelas que não se esquece nunca …como uma verdadeira Mestra sempre presente! Seus princípios inspiram o nosso cotidiano em tornar a vida em nossa cidade melhor, mais digna e igual para todos! Elzie sempre foi uma fonte inspiradora! Maria Cecília Teodoro Sanches, assistente social, uma das coordenadoras do Fórum Colegiado Leste.

A Elzie foi uma grande guerreira lutadora pelos Fóruns dos idosos. Foi ela que fundou o Interfórum da Pessoa Idosa com a intenção de fortalecer os fóruns regionais. Seu exemplo fica e sentiremos muito a sua falta. Remo Cherubim, atual coordenador do Interfórum da cidade de São Paulo.

A Elzie foi uma grande guerreira dentro do segmento idoso. Deus a chamou para outra vida. Meu desejo é que agora ela descanse em paz. Antônio de Almeida, ex-presidente do GCMI – Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo e um dos coordenadores do Fórum Colegiado Leste.

Conheci a Elzie quando coordenava o Interfórum em 2009. Gentil, acolhedora e muito envolvida com a causa do Envelhecimento. Empenhada com a unificação dos Fóruns da cidade de São Paulo. Marly Feitosa, atual presidente do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo. 

Eu conheci a Dona Elzie Mariano, em 1989, quando estava preparando a Carta do Grande Conselho Municipal do idoso . Na ocasião, ela nos fez uma visita na sede da nossa entidade e fez uma palestra sobre a importância que o idoso tem na sociedade e na família. Obrigada Elzie, por ter deixado esse legado para nossa casa. Saudade. Espero que a luz do Senhor sempre resplandeça sobre você e que onde estiver Jesus derrame bençãos sobre você. Muito obrigada por tudo. Saudades. Rosa Pinto da Silva, presidente da Associação dos Idosos de Sapopemba Vida Nova, uma das entidades pioneiras da cidade de São Paulo, no trabalho com a terceira idade.