Imagem captada em ILPI de Ribeirão Pires, SP, foi escolhida a foto do ano de 2021, pela organização World Press Photo, o mais famoso concurso de fotografia do mundo

" O primeiro abraço", foto do ano World Press Photo,, tirada numa ILPI de Ribeirão Pires, SP. Foto: reprodução do Instagran do fotógrafo Mads Nissen, autor premiado.
” O primeiro abraço”, foto do ano World Press Photo,, tirada numa ILPI de Ribeirão Pires, SP. Foto: reprodução do Instagran do fotógrafo Mads Nissen, autor premiado.

Uma foto intitulada Cortina do Abraço, captada na ILPI- Instituição de Longa Permanência de Idosos -  Viva Bem a Idade que Tem, de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, foi eleita a melhor do ano pelo Word Press Photo, o mais famoso concurso de fotografia do mundo.

O autor é o fotógrafo dinamarquês Mads Nissen, que esteve no Brasil em agosto de 2020, após cinco meses do início da pandemia da COVID-19 e quando o Brasil já se apresentava internacionalmente como grande difusor do coronavírus.

A imagem retrata o primeiro abraço entre Rosa Luzia Lunardi, de 85 anos e a enfermeira Adriana Silva da Costa Souza. A fotografia foi publicada no jornal Politiken, da Dinamarca, em 28 de agosto de 2020.

Os juízes do concurso promovido pela Word Press Photo avaliaram mais de 74 mil imagens de 4.315 fotógrafos para a seleção dos vencedores em oito diferentes categorias.