III Festival de Música Histórica de Diamantina, MG, começa na sexta-feira 23 de abril

Começa na próxima sexta-feira,  dia 23 de abri, o  III Festival de Música Histórica de Diamantina. Realizado em formato digital e gratuito, com recursos da Lei Aldir Blanc do estado de Minas Gerais. A programação será apresentada pelo canal do Festival no Youtube.

Esta edição inclui minicursos, apresentações musicais, exposição, rodas de conversa, escutas de acervos, além de relatos de experiências relacionadas à memória e aos acervos e  apresenta a temática “O acervo somos nós”.

A proposta é explorar os diversos acervos de música existentes, com ênfase em Minas Gerais. Compostos não apenas de conjuntos de partituras e de instrumentos presentes em museus e espaços culturais, os acervos são também  caracterizados por sua dimensão social, comunitária e corporal – os acervos vivos – como mestres instrumentistas e cantadores da cultura popular, a dinâmica musical dos povos indígenas presentes no estado, bem como as práticas musicais comunitárias que consolidam espaços de preservação da memória sonora, como as linguagens de sinos, as bandas e os terreiros.

Conhecer nossa memória viva e suas narrativas em épocas de tantas incertezas é imperativo de um tempo de apagamentos e de constante desvalorização das expressões artísticas e culturais. Que nossos acervos resistam e sejam a comunicação do que somos e desejamos, destaca uma das coordenadoras do festival, Marcela Bertelli.

Além dos convidados, o festival exibirá um concerto dedicado ao inventor e construtor de instrumentos musicais Marco Antônio Guimarães. Será exposto o conjunto dos seus instrumentos, hoje abrigados em uma sala com seu nome, no estúdio New Doors Vintage, em Belo Horizonte, com novas composições e arranjos sob direção musical de Felipe José e participação dos músicos Yuri Vellasco, Paulim Sartori e João Paulo Drumond. É a primeira vez que os instrumentos serão expostos ao público desde que foram adquiridos pelo músico Alê Fonseca há cerca de 5 anos.

Programação completa